Pular para o conteúdo principal

Tradições alimentares para o ano novo

 
Um dos costumes feitos para a virada de ano é consumir alguns alimentos que segundo crenças populares, trazem sorte e prosperidade. Segundo as superstições, comer lentilha no réveillon trará dinheiro. Mas além desta tradicional comida, há muitas outras. Vamos conhecê-las?

O louro é uma delas. As folhas eram usadas em forma de coroa pelos ganhadores de competições na antiguidade. Hoje, quem vence a corrida de fórmula um, é coroado com a folha, que na superstição realiza desejos.


As amêndoas, presentes nas mesas das festas de final de ano, trazem purificação e restabelecem a saúde física e mental. 



Foto: Hellkt / wikimedia.org

A pinha, bem conhecida como fruta-do-conde, traz prosperidade à quem se alimenta dela na véspera da virada.

As nozes eram consideradas alimentos mágicos pelos europeus, pois ela trazia fertilidade e abundância às pessoas.



 
A maçã, símbolo do desejo e tentação, é fonte de energia e amor dentro das superstições.

O romã representa a fecundidade, união, paz e prosperidade. Segundo crendices, é necessário comer sete grãos da fruta, fazer um pedido para cada grão, e guardar as sementes na carteira até o próximo ano novo. Só assim seria possível ter seu efeito mágico alcançado.


 

Os peixes, por produzirem ovas, são considerados perfeitos para quem busca aumentar a família. O animal é símbolo da fertilidade.

Para garantir dinheiro e fartura em casa, a crença da uva diz que é preciso comer doze delas, sendo que cada uma representa um mês do ano.

Comentários