Pular para o conteúdo principal

Alto teor de nutrientes faz da cebola grande aliada da saúde


Consumo diário do alimento é ideal para combater e prevenir doenças
Muitos desconhecem, mas a cebola, alimento sempre presente na culinária e muito utilizado como tempero, é ideal para combater doenças comuns às quais o homem está vulnerável a ser acometido.

Alimento de sabor forte e ácido, a cebola é rica em flavonoides, elemento com propriedades anti-inflamatória e antioxidante, e sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio, além de apresentar em sua composição as vitaminas C e do complexo B.

Por conta de todos esses nutrientes encontrados, a cebola tem diversas propriedades benéficas à saúde. Seu uso diário preventivo é indicado para diversas doenças e incômodos.

Estudos comprovam que a cebola contém componentes capazes de reduzir risco de tumores de intestino, estômago e próstata, e age contra bactérias causadoras de cáries. Para esta eficácia, se faz necessário a ingestão de duas cebolas por semana.

Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias. Inclusive, ajuda a reduzir, também, o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária.

O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata.

Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.

Para quem tem sensibilidade no intestino – ou problemas com gases intestinais – o consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrointestinal, principalmente se ela for consumida crua.

Comentários