Pular para o conteúdo principal

Conheça os diferentes tipos de coco comercializados na CEAGESP

O coco é um fruto originário da Ásia, e foi introduzido no Brasil por volta de 1553, pelos portugueses. Indica-se que as primeiras matrizes do fruto no Brasil foram distribuídas pelo litoral baiano, e assim se disseminando por muitas regiões, em especial pelo litoral nordestino.

Talvez você não saiba, mas existem diversos tipos de coco que além gostosos e saborosos, oferecem muitos benefícios para a sua saúde. Listamos alguns deles, veja abaixo:

Coco verde
O coco verde é rico em potássio e sódio, que são essenciais no transporte de nutrientes e água para dentro das células. E em fósforo, que tem como função converter proteínas, carboidratos e gorduras em energia, além disso também atua no sistema nervoso, ajudando a prevenir a perda da memória.

Coco seco
O coco seco um grande aliado ao combate do colesterol ruim e ajuda a emagrecer. As gorduras presentes no coco são consideradas saudáveis, pois aumentam os níveis de colesterol bom, que atuam retirando moléculas de gordura do sangue, e assim evitando possíveis problemas como aterosclerose e infarto. Outro nutriente que ajuda a baixar o colesterol são as fibras encontradas na polpa. Elas “sequestram” as moléculas de gordura e despacham as vilãs pelas fezes, evitando que caiam na corrente sanguínea e acabem entupindo algum vaso. As estrelas, os são os ácidos láurico e monolauril. Eles regulam o funcionamento da glândula e previnem crises de ansiedade, nervosismo e aumento de peso. As duas substâncias ainda possuem uma invejável ação anti-inflamatória, colaborando com o equilíbrio orgânico.



Coco pelado
E a mais nova forma de comercialização de coco na CEAGESP, é conhecida como coco pelado. O coco pelado é um coco verde, descascado que foi desenvolvido para oferecer o coco fresco in natura, se tornando mais saboroso do que o coco verde normal.  Este tipo de coco, é descascado em formato diamante e vem acompanhado por um canudinho para facilitar seu consumo. O produto é desenvolvido pela coco original, e distribuído para comercialização na CEAGESP.



Comentários