Pular para o conteúdo principal

Conheça os tipos de abóboras comercializados na CEAGESP

Nas semanas que antecedem a festa de Halloween, há um aumento considerável na venda de abóboras do tipo moranga. Segundo os dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), no mês de outubro de 2016 houve um aumento de 40 mil abóboras em relação ao mês anterior.

Mas a abóbora moranga é apenas uma das cinco variedades comercializadas na CEAGESP. Conheça o ranking de acordo com o volume de comercialização registrado no mês de agosto deste ano. É abóbora que não acaba mais. Confira:

1° lugar: Abóbora Japonesa - Total: 1.403.793 unidades
Dura por fora e macia por dentro, a abóbora japonesa também é chamada de kabocha. Além da polpa saborosa, sua sementes também podem ser aproveitadas em saladas, sobremesas, sopas, farofas e assadas. Possui fibras alimentares que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

2° lugar: Abóbora Moranga - Total: 571.470 unidades
Queridinha na decoração do Halloween, é fonte de vitaminas do complexo B que fornece carboidrato e o transforma em energia. De cores laranja e amarelo intensas, é muito utilizada no preparo de caldos, sopas, cremes e refogados. Também é indicada para mulheres com TPM, pois auxilia na redução do inchaço e tem propriedade diurética.

3° lugar: Abóbora Seca - Total:  322.340 unidades
Possui muitos nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo. É muito usada no preparo de tortas, sobremesas, sopas e massas. Sua flor também pode ser consumida frita, cozida ou no vapor e suas sementes são servidas como petiscos.

4° lugar: Abóbora Paulista - Total: 250.961 unidades
Rica em nutrientes e potássio auxilia na perda de peso, pois ajuda na digestão e suas fibras facilitam o trânsito intestinal. Sua combinação de nutrientes é bom para o fígado e para o aparelho digestivo. É muito consumida na forma de sopas, purês, tortas, doces, bolos e acompanhamentos. Também é conhecida como abóbora de pescoço.

5° lugar: Abóbora D'água - Total: 3.460 unidades
Também conhecida como melão-de-inverno, este tipo de abóbora, quando jovem, pode ser utilizada em conserva. Quando maduros, podem ser consumidos crus ou preparados de várias maneiras. As pontas dos ramos, as folhas mais jovens e as flores podem ser consumidas cozidas ou refogadas. E as sementes podem ser consumidas assadas ou cozidas. De fácil digestão é rica e nutrientes e quando seca, torna-se a popular cabaça muito usada como utensílio.
Créditos das imagens: CODCO / Internet




Comentários