Pular para o conteúdo principal

Alho-poró é o produto de destaque na última semana de janeiro

Hortaliça era apreciada por gregos e romanos pelos seus benefícios a garganta - Imagem: Arquivo/CEAGESP

O alho-poró é o produto em destaque na semana, pois está em oferta na CEAGESP. Também conhecido como alho-porro ou alho francês, essa hortaliça surgiu na Ásia Central e logo popularizou-se na Europa onde gregos e romanos apreciavam os benefícios do vegetal para a garganta. Conta-se que o imperador romano Nero consumia o vegetal todos os dias para ter a voz mais grave. 

Fato é que o alho francês possui diversos nutrientes que fazem grande bem à saúde. Ele é rico em vitaminas A, do complexo B e C, nos minerais fósforo, ferro, cálcio e potássio além da alicina, substância capaz de fortalecer o sistema imunológico, reduzir as taxas de colesterol e ainda possui ação anti-inflamatória.

O alho-poró também é fonte de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e as células cancerígenas e fortalecem a flora antibacteriana. As fibras presentes nessa verdura facilita a digestão e melhora o trânsito intestinal. A hortaliça também tem ação diurética e pode ser uma aliada no emagrecimento.

Para aqueles que sofrem com as dores renais, o vegetal pode ser uma alternativa ao alho comum que possui o dobro da quantidade de potássio e pode agravar o problema já que o sistema renal não consegue filtrar os sais minerais ao contrário das pessoas que possuem rins saudáveis. 

O ideal é consumir o alho-poró cru, as raízes podem ser descartadas enquanto a base e as folhas podem ser usadas em saladas, caldos e sopas. Aproveite a oferta da hortaliça para o preparo da receita indicada pela CEAGESP.
O produto pode ser encontrado no Varejão da Companhia.

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30

no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.

Comentários