Pular para o conteúdo principal

Limão taiti é o produto destaque da semana (2/2)

 


O limão taiti é a variedade mais consumida no Brasil entre as frutas cítricas. Seja para preparar sucos e doces, para temperar carnes ou molhos de salada, segundo o IBGE o brasileiro consome em média 0,549 Kg por ano, sendo que o estado de São Paulo responde por 70% de toda produção nacional.

O que poucos é que o limão taiti é na verdade uma lima ácida resultante de um cruzamento de plantas do limão-siciliano e da lima-da-pérsia, que começou a ser produzida na Califórnia (EUA) a partir de sementes trazidas do Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa no oceano Pacífico. Dos Estados Unidos, a variedade se espalhou pelo mundo, e hoje o México e o Brasil são seus maiores produtores.

Apesar do seu tamanho pequeno, o limão taiti é uma verdadeira bomba de vitaminas e minerais benéficos para o organismo. É rico em vitamina C, antioxidante que limpa os radicais livres do corpo e colabora na renovação celular, possui cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, assim como açúcar, carboidratos e fibras.

Além disso, seu sumo tem função antibactericida e antiviral, ajuda a ter melhor digestão, combate vermes, alivia estados de estresse, ansiedade e depressão. Suas propriedades ainda o tornam um poderoso aliado na limpeza doméstica, pois devido às suas propriedades adstringentes, retira gordura de paredes, panelas, fogões e janelas, Ainda pode ser usado na limpeza de áreas úmidas, como banheiros e pias, matando fungos e bactérias e deixando um perfume no ar de frescor, e de quebra, ajuda a espantar insetos.

Apesar de ser produzido no ano todo, o limão taiti é encontrado mais barato entre os meses de dezembro a abril. No Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) deram entrada em 2020 cerca de 110.620 toneladas do produto, proveniente principalmente das cidades paulistas de Itajobi (31.225 toneladas), Vista Alegre do Alto (16.997 toneladas), Paranapuã (13.626 toneladas), Pirangi (8.051 toneladas), Santa Adélia (5.519 toneladas) e Monte Alto (5.283 toneladas). No último dia 1/2, o produto estava sendo comercializado ao preço médio de R$ 1,78/kg no atacado.

Para saber quem limão taiti no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.



Comentários