Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios do figo, o produto da semana (15/12)

Originária da região do Mediterrâneo, o figo é consumido desde a Antiguidade. Ele já era citado na Bíblia, onde representa prosperidade e segurança, pois ser uma árvore de frutos muito nutritivas e econômica nos tempos antigos. Para o Budismo, a figueira também é uma árvore sagrada, por significar instrução moral.

Simbolismos à parte, a verdade é que esse pequeno fruto é uma bomba de antioxidantes que fazem bem não só para a pele, mas também para combater os radicais livres que se formam no organismo, ajuda no trato intestinal e ainda traz bastantes vitaminas do complexo B, indicadas para a manutenção da saúde mental e do sangue.

Ela é indicada para quem está fazendo dieta para perder peso, pois 100 gramas do fruto fresco trazem apenas 74 calorias. Já quando está seco ou desidratado, essa mesma quantidade pula para 250 calorias, o que a torna uma excelente fonte de energia. Além disso, traz muitas fibras e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio.

É possível consumir o figo maduro cru, ou verde em compotas, para enriquecer saladas de folhas verdes, assadas para serem servidas com carnes, em forma de purê ou geleia, ou desidratadas ou liofilizadas (a liofilização ou criodessecação é um processo de desidratação em que o produto é congelado sob vácuo e o gelo formado, sublimado, podendo durar até 30 anos).

 As folhas de figo são muito usadas na comida mediterrânea para se preparar charutos com uma mistura de carne moída e arroz, enquanto que na Ásia se utilizam as folhas para se fazer conservas e até mesmo frituras empanadas, como o tempurá japonês.

Na hora de comprar, escolha as frutas que estão sem machucados ou amassados na casca, e cuja polpa esteja firme. Na hora de higienizar, deixe em um vasilhame com um litro de água e três colheres de vinagre, deixe por 15 minutos, enxague bem, seque com um papel toalha e guarde na geladeira em recipiente com tampa.

Com boa oferta entre dezembro a maio, em 2019 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 1.212 toneladas de figo, provenientes principalmente das cidades paulistas de Valinhos (524 toneladas), Campinas (419 toneladas), Itupeva (122 toneladas), Itatiba (48 toneladas), Morungaba (43 toneladas) e Louveira (34 toneladas). No dia 14/12, ela estava sendo comercializada em média no atacado por R$ 10,15/kg.

Para saber quem comercializa figo no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.

 




Comentários