Pular para o conteúdo principal

CEAGESP participa de seminário online sobre rastreabilidade


O chefe da Seção de Controle de Qualidade Hortigtranjeira (SCQH), Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, será um dos convidados do evento online “Rastreabilidade e a visão técnica pós-pandemia nos Ceasas”, promovido pela HB-SMR, que acontece nesta quinta-feira (19/11), a partir das 19h, pela plataforma Zoom. Ele estará ao lado de Rozana Moreira (CEASA-RJ), Paulo Nova (CEASA-PR) e Ricardo Munhoz (CEASA-CAMPINAS).

A Instrução Normativa INC 02/2018, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), estabelece que é necessário adotar a rastreabilidade para todos os elos da cadeia produtiva, constituída por produtores, distribuidores e supermercados. A normativa também determina o arquivamento dos registros dos manejos de campo dos 18 meses anteriores à colheita realizada.

Com isso, os alimentos vegetais frescos precisam conter informações de todo o caminho percorrido desde o plantio até a comercialização. Além de trazer mais segurança alimentar e transparência para o consumidor, a rastreabilidade é uma ferramenta de gestão para o agricultor e também para quem vende os produtos.

A importância desse sistema e as estratégias para seu uso após a pandemia são o tema deste seminário online. A participação está aberta a todos os interessados e é gratuita. As inscrições podem ser feitas no link https://zoom.us/webinar/register/WN_CK7NOVR9TWaj8DXQlrIqVQ.

 

Comentários