Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios da couve manteiga, o produto destaque da semana (30/7)

 
Se você é daquelas pessoas que só come couve manteiga quando tem feijoada, com certeza vai incluir essa hortaliça mais vezes na sua dieta depois de saber quantos benefícios ela traz à saúde, além de adicionar um “verdinho” ao prato mais famoso da cozinha brasileira. 

Muito nutritiva e de fácil digestão, a couve é originária da Costa do Mediterrâneo, Ásia Menor e Costa Ocidental Europeia, é rica em Vitaminas A, do completo B (B1, B2, B3, B5), além de vitamina C e K. É excelente fonte de sais minerais como cálcio, cloro, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, silício e sódio. Possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias: quando crua, cada 100 gramas trazem apenas 27 kcal, cozida 66kcal e refogada 90 kcal.


A couve tem mais cálcio que o leite, que associado ao magnésio presente na clorofila (verde das folhas), ajuda a fixar o cálcio nos ossos e, assim, combater a osteoporose. Além disso, é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres que são produzidos pelo corpo, contribuindo assim para o rejuvenescimento da pele, saúde dos olhos e melhora da memória. Seus benefícios não param por aí:

  • Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, dão sensação de saciedade – o que ajuda quem quer perder peso – e ajudam a eliminar a gordura consumida do corpo.
  • Seus antioxidantes tem ação antienvelhecimento, previnem o surgimento de tumores, ajudam a eliminar o inchaço, diminuem o surgimento de acne e tem ação desintoxicante no organismo como um todo, fortalecendo o sistema imunológico.
  • Além de ter mais cálcio que o leite, a couve possui mais ferro que muitas carnes, o que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, no processo de renovação celular e no transporte de oxigênio.
  • O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos neurotransmissores, o que favorece o bom humor.
  • É indicada para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais.
  • Outro uso é para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.
  • É muito recomendada para ser consumida durante toda a gravidez, para garantir o bom desenvolvimento do feto.

O Entreposto Terminal São Paulo recebeu em 2018 cerca de 9.873 toneladas do produto, proveniente principalmente das cidades de Ibiúna (SP), Piedade (SP), Embu Guaçu (SP), São Lourenço da Serra (SP), Cotia (SP) e Guarulhos (SP). No dia 30/7, o produto estava sendo comercializado no atacado a R$ 11,35/kg. Os meses mais fortes de ofertas ficam entre agosto e outubro.


Para saber quem comercializa batata lavada no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.
 
Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog , Twitter e Instagram) da Companhia.

Comentários