Pular para o conteúdo principal

Comemore Cosme e Damião com Caruru

No final de setembro é comemorado o Dia de Cosme e Damião. Para os católicos, a data certa é no dia 26 e para quem segue o candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque, hoje, dia 27. Principalmente no interior e em cidades do norte e nordeste nessas datas as crianças são presenteadas com doce. 

Os irmãos são considerados padroeiros do médicos e farmacêuticos e protetores das crianças. O que se sabe sobre a história deles, é que ambos eram médicos e cuidavam de graça de quem precisasse, sendo assim sempre relacionados a atitudes boas e caridosas.

Esse costume é mais presente no Estado de Pernambuco, eles são os padrinhos da cidade de Igarassu, região metropolitana da capital Recife, que comemora 483 anos celebrando essa tradição.

Para comemorar essa data, que tal aprender a fazer um deliciosa receita de Caruru? O caruru é um cozido de quiabo de origem africana normalmente servido com acarajé, abará, carne, frango ou peixe.
 
Ingredientes
1 kg de quiabo já picado
250 ml de leite de coco
100 g de amendoim torrado e sem casca
2 cebolas pequenas
100 g de camarão seco
1/2 limão
1/2 xicará (de chá) de azeite de dendê
Sal a gosto

Modo de preparo 

Primeiro é preciso colocar o quiabo picado em uma panela. Depois você pode ir batendo no liquidificador 50 g do camarão com meia xícara de água, peneire.  Coloque o restante do camarão na panela com o quiabo, não esqueça de espremer o limão. Lembra  daquele caldo do camarão? Bata ele com a cebola cortada em quatro partes, junto com o leite de coco e o amendoim. Deixe bater por bastante tempo. Em seguida, veja a quantidade de sal adequada. Coloque o que está no liquidificador com a panela em que está o quiabo. Ligue o forno numa temperatura a fogo médio e adicione o azeite de dendê e o resto dos camarões. Para finalizar, mexa com uma colher de pau por 25 minutos em média.
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticia/ultimas/2017/09/27/igarassu-comemora-482-anos-de-historia-e-tradicao-33789.php

Comentários