Pular para o conteúdo principal

Descubra qual a relação da abóbora com o Dia das Bruxas

Abóbora tem sido símbolo do Dia das Bruxas há mais de um século - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Dia 31 de outubro muitas partes do mundo celebram o Halloween, que no Brasil é conhecido como Dia das Bruxas. Apesar desse dia estar muito associado a cultura norte-americana, o Halloween teve sua origem na Inglaterra e lá representava a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, dia 1º de novembro.

Nesta data ou mesmo durante todo o mês de outubro é comum surgirem festas a fantasia e ver ambientes decorados de forma ‘assustadora’. As crianças aproveitam a data para pedir doces de porta em porta.

Um dos maiores símbolos do Dia das Bruxas é a abóbora. A tradição de abóboras entalhadas utilizadas nesse dia surgiu nos Estados Unidos: uma lenda conta sobre um ferreiro chamado Jack que conseguiu enganar o diabo e vagava como morto-vivo, dessa estória surgiram as abóboras iluminadas com uma feição maligna entalhada.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) possui um setor dedicado as abóboras. A hortaliça - rica em vitamina A, cálcio e magnésio – está localizada entre o setor de legumes e frutas e pode ser acessada pelo portão 3 da empresa.

Além dos nutrientes, o alimento pode ser ótimo em caldos, refogados e doces. Para quem está numa dieta de redução de peso a abóbora ainda serve como aliada.

A celebração do dia 31 também está muito associada às fogueiras que era. feitas para guiar almas cristãs no purgatório, a libertação de almas e utilizadas para espantar a bruxaria e a peste negra.

A CEAGESP está localizada na Av. Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.

Comentários