Pular para o conteúdo principal

Como higienizar corretamente os alimentos

 


Quem nunca ficou na dúvida de como lavar um alimento que atire a primeira pedra. Assim como temos cuidados de higiene pessoal, também devemos ter cuidados de higiene com nossos alimentos, principalmente frutas, legumes e verduras.

Além do bichinhos naturais que os alimentos podem apresentar, como um inseto indesejado na fruta ou uma lagarta que veio sem querer no nosso alface, corremos o risco de prejudicar nossa saúde com os agrotóxicos.

Com o avanço das técnicas de cultivo dos alimentos (frutas, legumes e verduras) aumentou o uso de agrotóxicos e inseticidas, que são ótimos para afastar pragas das plantações, mas não tão ótimos assim para o nosso corpo. Inclusive, consumido em altos níveis podem trazer problemas de saúde como intoxicação que apresentam sintomas como tonturas, náuseas, dificuldades respiratórias, entre outros.

Pensando na sua saúde e nos cuidados com os alimentos, separamos algumas dicas de higienização. Todas elas você pode encontrar na Cartilha CEAGESP de boas práticas.

1 – Lavar bem as suas mãos, a superfície que irá manusear o alimentos, os talheres (garfos, facas e colheres), e também todos os pratos e recipientes que serão utilizados. Essa higienização é importante, pois se o seu alimento estiver limpo e os utensílios sujos ou contaminados, o seu alimento será contaminado novamente.

2- É importante a utilização de água tratada no preparo dos alimentos, pois assim, evita água com substâncias prejudiciais à saúde ou contaminada. A água tratada é própria para o consumo.

3- Na hora de lavar os alimentos, somente água ou sabão não são suficientes para matar todas as bactérias. O ideal é seguir o seguinte passo a passo: Primeiro, lavar os alimentos com água correntes, passando as mãos, esfregando e removendo sujeiras. Depois, é necessário deixar o alimento de molho em água clorada por 15 minutos. Logo em seguida, enxague o alimento novamente, retirando resíduos da água sanitária. A receita da água clorada é 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água.

Agora que você já sabe como higienizar corretamente frutas, verduras e legumes, é a sua vez de abusar dessa rica dieta. O seu corpo agradece!

 

Fonte: Mundo Educação e Cartilha de boas práticas CEAGESP.

Comentários