Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios da beterraba, o produto da semana (23/9)


Sabia que a beterraba é usada em muitos países para fazer açúcar? Que seu suco pode tirar o hálito de alho da boca? Ou que ele pode aliviar os sintomas de ressaca? Pois é. Esse legume da família Chenopodiaceae, a mesma da acelga e do espinafre, é uma raiz tuberosa que serve para diversos fins. Pode ser consumida tanto crua como cozida, mas também pode ser assada e mesmo frita. Suas folhas e talos também são consumíveis, e ficam ótimas em saladas e sopas.

A beterraba é muito indicada para tratar anemia, pela presença de ferro, mas recentemente alguns médicos e nutricionistas vêm questionando esse fato. Contudo, são unânimes em afirmar que o ferro presente nesse legume pode ser melhor absorvido pelo organismo se consumido com frutas cítricas e alimentos ricos em vitamina C, como limão, acerola, tomate e abacaxi. Uma curiosidade é que a vitamina C presente nela – um poderosos antioxidante - só é aproveitada quando se come a beterraba crua. Também é rica em antioxidantes e está associada à prevenção de alterações e degenerações celulares, o que pode prevenir diversos tipos de câncer.

Mais que ferro, a cor avermelhada da beterraba se traduz em grande quantidade de licopeno (vitamina A), que inibe a degeneração das células além de vitaminas do complexo B. Além disso, suas folhas são ricas em sais minerais, como sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos; potássio, necessário para a atividade muscular normal; zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais; e magnésio, que é constituinte do osso e regula as funções musculares e nervosas, além de ferro e betacaroteno.

Acredita-se ainda que o consumo regular de beterraba pode:

  • Reduzir o risco de doenças cardiovasculares
  • Diminuir o risco de demência
  • Baixar a pressão arterial
  • Combater a constipação intestinal
  • Melhorar a saúde dos olhos e do tecido nervoso
  • Auxiliar no crescimento dos ossos
  • Promover a desintoxicação do organismo
  • Melhorar a função gastrointestinal
  • Combater a depressão e ansiedade
  • Limpar o baço e fígado

Com boa oferta entre agosto a janeiro, em 2019 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 925 toneladas de beterraba com folhas, provenientes principalmente d os municípios paulistas de Ibiúna (463 toneladas, Cotia (180 toneladas), Piedade (163 toneladas), Mogi das Cruzes (67 toneladas) e Embu-Guaçu (17 toneladas). No dia 21/9, o legume estava sendo comercializado em média no atacado por R$ 14,52 o engradado de 20 kg.

Para saber quem comercializa beterraba no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.

Comentários