Pular para o conteúdo principal

Aprenda a ser mais criativo na cozinha



Um dos maiores desafios para quem cozinha em casa todos os dias é encontrar criatividade para sair do básico arroz-feijão-carne-batata frita. Abrir a geladeira, verificar a despensa e pensar “ai meu Deus, que faço?” é uma cena comum, mas não se desespere! Trouxemos algumas dicas muito simples e fáceis de serem seguidas para usar a sua criatividade e dar uma refrescada no seu menu diário, com uma alimentação mais colorida, mais saborosa e saudável!

USE VEGETAIS EM MANEIRAS DIFERENTES DA QUE VOCÊ COSTUMA COZINHAR

Por exemplo: servir brócolis e couve-flor crus em salada, misturar legumes e verduras com frutas e grãos, colocar folhas de alface na sopa ou no risoto, fazer macarrão de abobrinha ou cenoura, fazer nhoque de abóbora, wrap com folha de couve-manteiga ou alface, fazer geleia de tomate com morango, preparar no forno chips de beterraba, batata baroa (também conhecida como mandioquinha), abobrinha e cenoura, fritar lascas de bardana, assar alho poró no forno e comer com manteiga, enfim, tente cozinhar pensando fora do quadrado!

TENTE USAR NOVOS TEMPEROS

Adicionar temperos verdes, como tomilho, manjericão, salsa, coentro, sálvia, orégano, salsinha, hortelã e alecrim, e pimentas como pimenta dedo-de-moça, pimenta rosa, pimenta biquinho, pimenta de cheiro, pimenta malagueta, jalapeno, cumari e caiena no preparo de pratos do dia a dia podem ser uma excelente surpresa! Tais ingredientes podem tanto aguçar o paladar como causar uma explosão de novos sabores na boca, basta dosar com sabedoria!

TESTE MOLHOS DE SALADA DIFERENTES

Fuja dos molhos prontos encontrados no supermercado e tente fazer me casa uma receita original. Os chefs de cozinha recomendam sempre a seguinte proporção: para cada parte de ácido (seja vinagre de vinho, de maçã ou suco de limão) são necessárias três partes de gordura (óleo, azeite). Depois é só temperar com sal e pimenta a gosto e acrescentar o que quiser para incrementar o molho.

COLOQUE MAIS COR NO SEUS PRATOS

Comemos também com os olhos, então quanto mais colorido for seu prato, melhor! Faça arroz integral no lugar do arroz branco. Sirva seu prato com azeitonas coloridas ou massas multicoloridas. Adicione açafrão amarelo em cozidos, no arroz ou molho de salada, ou use molho de abacate para carnes e saladas. Cozinhe o risoto com arroz selvagem e sirva com mussarela de búfala por cima. E coloque sua criatividade para servir a comida em pratos diferentes, como aquela louça que está guardada no fundo do armário. Não tenha medo de ousar!

Comentários