Pular para o conteúdo principal

Centrais de Abastecimentos da América Latina unidas contra a COVID-19

Em boletim divulgado pela Federação Latino-Americana de Mercados Atacadistas (FLAMA) em parceria com a Organização de Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os mercados atacadistas e centrais de abastecimento pertencentes aos escritórios regionais da FAO da América do Sul e Caribe foram parabenizados pelo trabalho desenvolvido frente à pandemia de COVID-19. Destacam-se pelas ações desenvolvidas pelos mercados no cumprimento de seu papel estratégico para o abastecimento de suas respectivas cidades e países.
O boletim, que é o primeiro desta iniciativa, reúne iniciativas e práticas para a prevenção do Coronavírus. Ressalta, ainda, sobre a importância da troca de experiências entre os associados a respeito das diferentes ações que estão sendo tomadas para garantir o fornecimento de alimentos para toda a população e o bom funcionamento dos estabelecimentos.
Para o Dr. Altivo Cunha, engenheiro agrônomo, doutor em economia e consultor da FAO, “precaver-se através do distanciamento social, assegurar o abastecimento alimentar e agir solidariamente são as formas de combater a pandemia e construir um mundo mais justo, mais solidário e desenvolvido.”
CEAGESP no combate ao Coronavírus
À frente da maior central de abastecimento da América Latina, o diretor-presidente da CEAGESP, Johnni Hunter Nogueira, tem unido todas as categorias envolvidas nas atividades dos entrepostos para a aplicação do Plano de Contingência COVID-19.
Colocado em prática desde o dia 17 de março, o documento reúne todas as medidas na busca do equilíbrio entre prevenção e abastecimento, para que ninguém fique prejudicado. “Nossa missão primordial é prover o abastecimento alimentar com regularidade e não deixar que falte o alimento na mesa do brasileiro, principalmente nesse período de pandemia em virtude da COVID-19. Nosso trabalho está e sempre estará relacionado a vidas”, afirma Hunter.
Instalação de novas pias, constante abastecimento de sabão líquido para higienização das mãos, limpeza reforçada nos pavilhões com hipoclorito de sódio, reorganização de horários de comercialização para evitar aglomerações, são apenas algumas das medidas adotadas neste período.
E como prover o alimento é o maior objetivo da Companhia, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) intensificou as ações de conscientização e sensibilização sobre a importância da doação em todos as suas unidades, para que todas as famílias atendidas não deixem de ter na mesa o seu prato de comida.
Sobre a FLAMA:
Organização Internacional Não Governamental cuja missão reside na integração latino-americana dos países-membros, através de seus Centros de Abastecimento organizados, identificados e ativamente articulados pelas Federações, Associações de Abastecimento, Organizações de Concentramento de pequenos e médios empresários do setor produtivo e comercial, assim como instituições públicas e privadas relacionadas com o abastecimento alimentar de cada um deles.
Sobre a FAO:
A Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) é uma agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para derrotar a fome. Nosso objetivo é alcançar a segurança alimentar para todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de alta qualidade suficientes para levar uma vida ativa e saudável.
Acesse o Boletim na íntegra aqui.


Comentários