Pular para o conteúdo principal

Entenda o que é a Esclerose Múltipla 💛



Imagem ilustrativa: Reprodução/freepik

Desde de 2006 o dia 30 de agosto fui instituído como “O Dia Nacional da Conscientização da Esclerose Múltipla”, o Brasil conta com 35 mil brasileiros diagnosticados com a doença, por isto a iniciativa governamental estimula o entendimento da população sobre a doença e prevê o diagnóstico precoce que é tão importante para os pacientes que sofrem desse problema.

Para você entender melhor a Esclerose Múltipla separamos algumas das questões mais recorrentes que os especialista recebem:

O que é Esclerose Múltipla?

É uma doença neurológica, crônica e autoimune. O que isto significa? Significa que a células de defesa do organismo se confundem e atacam o próprio sistema nervoso central, por conta disto lesões celebrais e medulares ocorrem.

Quem é o maior alvo da doença?

Aqui temos uma surpresa para muitas pessoas que não conhecem a doença, jovens entre 20 e 30 anos são os mais afetados por isto é tão importante conscientizar.

Quais os sintomas?

Em geral os sintomas são sutis ao ponto dos pacientes acharem que não é nada e não procurar um médico, muito disto acontece porque os sintomas são como surtos, ou seja, eles aparecem e logo volta tudo ao normal. Então sintomas como turvações na visão e alteração no controle da urina, outros são em estágio mais avançados da doença como fraqueza, entorpecimento ou formigamento nas pernas ou de um lado do corpo, visão dupla ou perca de visão prolongada, desequilíbrio e tremores, por conta de alguns sintomas há quem confunda os sintomas da Esclerose Múltipla com outras doenças mas é importante lembrar de uma das principais características da doença são os surtos.

Existe cura?

Não, infelizmente não há uma cura para esta doença mas isto não significa que os pacientes não possam conviver com a doença durante anos.

Bem, como podemos ver as pessoas portadoras da doença podem manter uma vida longa e feliz junto de acompanhamento médico, medicação e manter uma alimentação saudável que é recomendada para todos os seres humanos.

Comentários