Pular para o conteúdo principal

Hoje é o Dia Nacional da Saúde e Nutrição



Atualmente, ninguém mais discorda que para se ter uma boa saúde, é preciso que o indivíduo tenha bons hábitos alimentares. Muitos sabem disso mas não colocam isso em prática no dia a dia, seja por falta de tempo – o que explica o alto consumo de comida pronta, congelada ou de fast food no Brasil -, seja pela mudança nos hábitos da família, que perdeu o costume de se fazer as refeições com todos na mesa. Com isso, perde a pessoa e a sociedade, que tem que arcar cada vez mais com cuidados com a saúde, médicos e medicamentos.

Para conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação, o Ministério da Saúde escolheu esse dia para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares, pois o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, menos alimentos processados e passar a ingerir mais produtos naturais e frescos, leva a um aumento da qualidade de vida. Se aliados à atividade física regular, que também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes, podemos ter um ganho e melhora das nossas vidas.

No site do Ministério da Saúde, está disponível um arquivo em PDF o Guia Alimentar para a População Brasileira, que aborda os conceitos e recomendações de uma alimentação saudável para a população brasileira. A publicação, elaborada pelo Ministério da Saúde do Brasil em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade de São Paulo (USP), oferece várias dicas de combinações saudáveis para o café da manhã, almoço, jantar e lanches, respeitando as diferenças regionais e sugerindo alimentos e bebidas de fácil acesso para os brasileiros. 

Entre outras informações, a publicação (acesse aqui) apresenta 10 simples passos para alcançar uma alimentação saudável. São eles:

1) Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
2) Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
3) Limite o consumo de alimentos processados.
4) Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
5) Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
6) Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
7) Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
8) Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
9) Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
10) Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Assista AQUI ao vídeo sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira

Comentários