Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Receita da semana: Cajuína caseira (13/2)


Cajuína/Foto: Embrapa

Você já experimentou cajuína? No nordeste, em estados como Ceará e Piauí, esta bebida à base de caju é tão consumida e tão popular, que chega a competir com refrigerantes e até mesmo a água de coco, de tão popular que é. Motivos para isso não faltam! Além de ser natural, não leva nenhum tipo de conservante artificial, tem sabor refrescante e de quebra traz cinco vezes mais vitamina C que a mesma quantidade de suco de laranja.


De cor amarelada, a cajuína é tão querida e importante que no Piauí é até considerada patrimônio cultural do estado, que é um dos maiores produtores nacionais de caju – o produto destaque da semana. Isso porque esse suco é feito com o pedúnculo do caju, que tem na castanha o seu maior valor econômico. Então, esta bebida usa justamente a polpa da fruta, para não desperdiçar nada, pois ela é rica em vitamina A, que contribui para a boa saúde dos olhos, minerais e antioxidantes.


A receita que trazemos esta semana é muito fácil de fazer e leva somente dois ingredientes. Recomenda-se guardar o suco em garrafas de vidro, para conservar suas propriedades e também para facilitar o seu estoque. Depois de pronta, a cajuína pode ser guardada fora da geladeira, em local fresco e arejado, mas o gostoso é degustá-la bem geladinha! As garrafas de vidro podem ser recicladas de cervejas e outras bebidas, e a tampa de metal para lacrar pode ser encontrada em lojas que vendem produtos para fabricantes de cervejas. Vamos à receita?


CAJUÍNA CASEIRA


Ingredientes

  • 5 Kg de caju lavados, cortados e sem a castanha
  • 10 gramas de gelatina em pó branca sem sabor

Modo de fazer

  • Reidrate a gelatina em pó com 5 colheres de sopa de água fria, e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, dissolva a gelatina em 100 ml de água fervente, misture bem e reserve.
  • Bata o caju cortado no liquidificador e passe o suco por uma peneira grossa.
  • Misture a gelatina aos poucos ao suco obtido do caju, e deixe em repouso por cerca de cinco minutos, ou até observar que o suco está se clarificando.
  • Filtre o suco em um pano de algodão fino, passe o líquido para as garrafas e feche.
  • Em uma panela alta, cozinhe as garrafas lacradas com o suco em banho maria por cerca de 30 minutos, contados depois que se iniciar a fervura da água.
  • Passado esse tempo, resfrie as garrafas em água corrente na própria panela do cozimento.
  • Depois de completamente frias, as garrafas devem ser guardadas em local fresco e arejado, ou dentro da geladeira. Está pronto!

Comentários