Pular para o conteúdo principal

CEAGESP participa de reunião da FLAMA e FAO na Argentina


O diretor presidente da CEAGESP, Johnni Hunter Nogueira, esteve participando da reunião da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (FLAMA), ocorrida entre os dias 20 a 24 de novembro em Buenos Aires (Argentina), durante a 2ª Semana da Alimentação e Agricultura ocorrido naquela cidade.

Ele foi como representante da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), da qual é vice-presidente, e foi um dos presentes à assinatura do acordo firmado entre a Flama e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para lidar com o desperdício de alimentos. Acordos semelhantes de estudos também foram firmados com a Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia

A FAO e a FLAMA irão colaborar para incluir a agricultura familiar nos processos de compras públicas dos Estados, uma vez que isso lhes permite gerar renda, ter acesso a preços justos para seus produtos e melhorar sua qualidade de vida.

SEMANA DE ALIMENTAÇÃO

O programa da Semana da Alimentação e Agricultura, que teve como tema “Desafios futuros para a América Latina e o Caribe”, foi estruturado em torno de quatro temas: (1) sistemas alimentares e o paradoxo da obesidade e da fome na região; (2) estratégias mais eficazes para erradicar o flagelo da extrema pobreza rural e avançar para o desenvolvimento rural sustentável; (3) os desafios das sociedades rurais resilientes e uma nova economia agroalimentar adaptada às alterações climáticas; e (4) os desafios tecnológicos do futuro no desenvolvimento agrícola e rural.

O fórum regional foi importante para a troca de experiências, o diálogo, aprendizagem e acordos de construção entre as várias partes interessadas para a construção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no mundo rural e no setor agroalimentar. A participação de Johnni Hunter Nogueira neste evento representando a Abracen não teve custos para a CEAGESP.


Comentários