Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

É de comer? Saiba mais sobre o Jatobá

Quem pensa que a árvore jatobá é somente uma fornecedora de matéria-prima para pisos e lindos móveis de madeira está enganado. Ela também fornece um fruto muito nutritivo repleto de propriedades que fazem muito bem à saúde.
Conhecido como jatobazeiro e jatobá-verdadeiro, o jatobá (Hymenaes courbaril) é uma árvore muito conhecida no território brasileiro. Chega a atingir 40 metros de altura e 2 metros de diâmetro e suas flores são muito atrativas para as abelhas sem ferrão jataí, produtoras de mel. Mas, infelizmente, devido à alta exploração da madeira, o jatobá está ameaçado de extinção.

Para consumir o fruto do jatobá é preciso quebrar sua dura casca. A polpa tem textura farinácia e pode ser ingerida in natura ou como ingrediente para o preparo de pães e bolos (como farinha) e geleias.
O fruto é uma rica fonte de vitamina C e minerais como o potássio, ferro, fósforo e cálcio. Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, ajuda a manter a saúde dos ossos, regula a pressão arterial, previne a anemia, auxilia no bom desempenho das funções cerebrais e é um energético natural.
Em 2017, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) comercializou mais de uma tonelada do fruto do jatobá, provenientes principalmente das cidades de Taquaritinga (SP) e Dom Basílio (BA). 
Imagens: Internet

Comentários

Postar um comentário