Pular para o conteúdo principal

É de comer? Vem conhecer o Radicchio!

Hoje é o dia de conhecer uma verdura diferente, você pode já ter visto ela em fotos, já que este alimento tem um cor rosa vibrante que estimula os amantes da fotografia a registrar os pratos que contam com a sua ilustre presença, tão pouco conhecido e cheio de benefícios para saúde descubra as propriedades do Radicchio.

A primeira coisa que chama atenção nessa verdura, como dito a cima, é a sua coloração que foge do tradicional verde e se destaca. O Radicchio veio da Itália, possui um toque crocante combinado com um gosto amargo, tendo a chicória com pertencente da mesma família.
Radicchio - imagem: Internet
E por que faz bem colocar Radicchio na alimentação? Bom, ele tem diversas funções que ajudam a ter uma qualidade de vida melhor. Esse vegetal conta com lactucopicrina na sua composição, esta é uma substância amarga (daí o seu sabor), que tem efeito sedativo e analgésico atuando direto no sistema nervoso central, melhorando problemas como insônia.

A combinação de luteína e zeaxantina torna ele um alimento que ajuda na saúde dos olhos, já que ele impede que os raios ultravioletas prejudiquem a visão. A presença da vitamina K, além de ser benéfica para os ossos, atua no cérebro, mantendo os neurônios saudáveis.

O Radicchio ainda é rico em fibras e auxilia na boa digestão, na perda de peso e no controle da diabetes, deixando o nível de açúcar no sangue estável. Mantém a boa saúde do coração, controlando o colesterol e impedindo que as veias acabem entupindo e colaborando para uma boa circulação.

Os antioxidantes presentes na verdura protegem e combatem alguns tipos de câncer. Para finalizar a lista imensa dos benefícios, o Radicchio tem vitaminas do complexo B, que contribuem para os olhos, unhas e cabelos e ainda devido a presença da vitamina C, ajuda no fortalecimento do sistema imunologico.

Segundo levantamento da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), da CEAGESP, no ano de 2017 chegaram ao Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP) cerca de 620,55 toneladas de Radicchio, todas vindas de cidades do Estado de São Paulo, destaque para as três primeiras: Mairinque (362,02), Mogi das Cruzes(131,02) e Piedade (64,93).





Comentários