Pular para o conteúdo principal

Parabéns, pescador!

Nesta sexta-feira, 29 de junho, é comemorado o dia do pescador. Também é o dia de São Pedro, apóstolo que também era pescador e tornou-se padroeiro desses profissionais.

Conhecidos como bons contadores de histórias, os pescadores vão muito além de pescar peixes. É preciso conhecer os segredos da natureza e do mar, o tempo certo para a pesca, as várias espécies existentes e as leis que regulamentam esse ofício.
Grande parte de toda esse trabalho chega no Frigorífico São Paulo (FRISP), que possui a segunda maior feira atacadista de pescados da América Latina. Num espaço de 27m2 são comercializados por dia, aproximadamente, 200 toneladas de pescados de 97 espécies, sendo 80% de água salgada.
Dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) mostram que em 2017 forma comercializados mais de 43 mil toneladas de pescados, gerando um volume financeiro de aproximadamente 291 milhões de reais. 
Todo esse resultado não seria possível sem o trabalho árduo do pescador que, diariamente, segue firme em seu barco trazendo das águas um dos alimentos mais importantes e populares na mesa do consumidor: o peixe.



Comentários