Pular para o conteúdo principal

CEAGESP Piracicaba completa 35 anos

Poucas piracicabanos conhecem a CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - que está completando 35 anos de existência no bairro Taquaral. Esse desconhecimento é explicado pelas transformações que o mercado de FLV – frutas, legumes e verduras, vem sofrendo em todos os lugares do mundo. É só imaginar a importância histórica do Mercado Municipal de Piracicaba, no centro da cidade, com suas bancas, suas transformações, as mudanças de produtos e de comerciantes. O que não muda é a sua marca, o seu legado estampado na alegria das pessoas circulando, falando alto, disputando um espaço nas bancas aos domingos de manhã.

Entreposto de Piracicaba - Arquivo CEAGESP
Falar de frutas, legumes e verduras fresquinhas nos remete aos varejões (17) que a Prefeitura de Piracicaba concebeu como forma de enfrentar o crescimento da cidade. Ir aos varejões é quase um passeio, um programa de final de semana, como forma de garantir bons produtos à preço acessível.

Ainda, muito importante em nossas compras diárias são as esticadas aos supermercados que, de forma estratégica, nos atrai para suas “ilhas” de frutas e verduras, concorrentes fortíssimos desse mercado tradicional. E se faltar algum item durante a semana, ainda temos os pequenos mercados de bairro, que estão sempre prontos a nos atender, salvando nossos lapsos de memória.


Tudo isso para dizer que um elo muito importante dessa cadeia maravilhosa de FLV é a CEAGESP, que cumpre sua missão de abastecer esses mercados dia sim e os outros também. 

Para isso se tornar uma realidade diária, um grupo formado por produtores rurais, comerciantes e carregadores acordam, ainda de madrugada, para garantir que frutas, legumes e verduras cheguem frescos e com alta qualidade na mesa das famílias de toda a região. 


Todos os dias, menos sábado, compradores de supermercados, feirantes, donos de restaurantes, de cozinhas industriais, varejistas da cidade e da região, cumprem uma maratona de vir à CEAGESP para comprar esses produtos recém chegados de chácaras, sítios e fazendas das mais variadas regiões produtoras desse país.


Essa dinâmica de mercado, com uma infinidade de variáveis, principalmente de clima, sazonalidade, produtos de época é o que move esse segmento que para tantos passa despercebido, mas que para nós é vital quando se pensa em segurança alimentar. 


Para comemorar esses 35 anos a CEAGESP Piracicaba estará colocando em funcionamento um espaço destinado ao programa BANCO CEAGESP DE ALIMENTOS (BCA), que visa atender pessoas e famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional através de doações às instituições cadastradas. 


A CEAGESP Piracicaba, há muitos anos, é parceira do SESC – Serviço Social do Comércio – no programa Mesa Brasil, cuja missão é conectar empresas doadoras e instituições sociais no combate à fome e ao desperdício. 


Visando uma melhor organização na coleta dos produtos doados pelos permissionários da CEAGESP Piracicaba, um maior aproveitamento de produtos passíveis de serem distribuídos e a diminuição do desperdício, acreditamos que o BCA Piracicaba poderá aumentar o volume de contribuição às entidades cadastradas.



Por Marcos Ludovico Valentini

Gerente do CEAGESP Piracicaba






Comentários