Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Pátio do Pescado tem a segunda maior feira atacadista de pescados da América Latina

O Pátio do Pescado, que fica localizado no Entreposto Terminal São Paulo, faz das madrugadas paulistanas um agito. De terça a sábado, das 2h às 6h, toneladas de pescados são comercializadas para milhares de pessoas que vêm até o ETSP na busca por produtos de qualidade para abastecer os mais variados tipos de comércios.
Depois do Chile, é aqui que acontece a segunda maior feira atacadista de pescados da América Latina. Num espaço de 27m2, são comercializados por dia, aproximadamente, 200 toneladas de pescados de 97 espécies, sendo 80% de água salgada.
De acordo com dados da Seção de Economia da CEAGESP (SEDES), em 2017 foram comercializados 43.233,42 toneladas de pescados, gerando um volume financeiro de aproximadamente 291 milhões de reais. E falando ainda sobre vendas, importante destacar que somente na Santa Feira do Peixe deste ano, foram comercializadas 130 toneladas de pescados.

Mas brasileiro consome tanto peixe assim ? 
Considerando os números de comercialização no ETSP e a extensão do nosso país, podemos pensar que sim, que o consumo de pescados pelos brasileiros é alto. Mas infelizmente, os dados mostram que isso não é verdade.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o consumo brasileiro chega a ser inferior a 10.6 kg per capita, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Espanha, por exemplo, tem uma média de 42,4 kg per capita, o que faz do país como um dos maiores consumidores do mundo.

Peixe é saúde
Como tudo na vida é uma questão de hábito, vale à pena ir incluindo peixes no cardápio. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos concluiu que consumi-los ajuda na prevenção de doenças e para o bom funcionamento do corpo e do cérebro. Nutricionistas afirmam que graças à grande quantidade de nutrientes, vitaminas e proteínas, o peixe é considerado um dos alimentos mais saudáveis encontrados na natureza e recomendam o consumo três vezes por semana.


Serviço
Localização: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina – São Paulo
Entrada pelo Portão 15 da Rua Xavier Krauss – esquina com Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros).

Comentários