Pular para o conteúdo principal

CEAGESP explica quais as melhores maneiras de consumir vegetais


Às vezes, após comprarmos vegetais que fogem de nosso cardápio habitual, nos vêm a dúvida de qual seria a melhor forma de consumi-los. Nos perguntamos como aquele legume ficaria se levado ao forno, qual seria o sabor do suco daquela fruta, se aquela hortaliça seria um bom acompanhamento para um jantar... Afinal, qual a melhor forma de consumir um vegetal visando aproveitar ao máximo seu sabor e suas propriedades nutritivas?

A princípio, deve-se ter em mente que todos os vegetais devem ser consumidos de modo a evitar desperdícios, ou seja, buscando sempre um aproveitamento integral dos legumes, hortaliças, frutas etc. Para isso, se faz necessária uma analise prévia do que pode e deve ser consumido nas partes de um vegetal, como por exemplo a beterraba, cujos talos em muitas das vezes são descartados, ainda que possuam um alto valor fibroso e outros atributos nutricionais.

Após analisados, os vegetais, dependendo de suas propriedades, podem ser preparados de muitas maneiras. No caso das verduras, recomenda-se que sejam consumidas cozidas, sempre no vapor. Se forem para cozimento direto em água fervente, seu valor nutritivo pode ser reduzido consideravelmente, além de ter o sabor prejudicado. 

Em relação a hortaliças como brócolis, agrião e couve, devido suas riquezas em fibras, o mais adequado é que sejam refogados, ou até mesmo utilizados como temperos para outros alimentos, como feijão, sopas e ovos mexidos.

Se tratando de frutas, sucos são sempre ótimas opções, melhor ainda caso sejam aproveitadas por completo. Além das polpas, utilize as cascas das frutas para o preparo de sucos e vitaminas. Muitas vezes a casca é tão nutritiva quanto todo o resto, como no caso da maçã, da manga e do abacaxi. 

No entanto, é fundamental que as cascas sejam muito bem higienizadas antes de serem batidas, uma vez que são elas que detém as bactérias transmitidas pelo manuseio das frutas. Para isso, recomenda-se o uso de hipoclorito hortifruti para desinfecção. 

Outras dicas de alimentação podem ser encontradas nas mídias sociais da CEAGESP: blog, Facebook e Instagram.







Comentários