Em todo o Brasil, e em especial no Nordeste, comemora-se no dia 24 de junho o Dia de São João, conhecido também por ser um santo festeiro, e é considerado por muitos como o ponto alto das festas juninas – festividades trazidas pelos portugueses, que costumam celebrar no hemisfério norte o solstício de verão.
No Brasil, essa festa popular se aculturou ao clima brasileiro, e hoje celebra a colheita e o produtor do campo – homenageado e lembrado na figura do caipira –, com muita música e comidas típicas, como rapaduras, amendoim, bolo de milho, cocada, curau, canjica, bolo de macaxeira ou mandioca, paçoca e pé de moleque, e que podem variar de acordo com a região brasileira em que é celebrado o São João.
Um dos pratos mais preparados nesta época do ano é o bolo de macaxeira (ou de mandioca, como preferir) que trazemos aqui para você preparar e entrar no clima das festas juninas!
Bolo de macaxeira
Ingredientes
- 1 kg de mandioca crua (ralada) e espremida em pano de prato
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 250 g de margarina
- 100 g de coco ralado
- 3 ovos
- 1/2 xícara de leite
- 1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
Modo de fazer
- Pré-aqueça o forno a uma temperatura em torno de 180 graus Celsius.
- Unte uma forma com margarina e polvilhe farinha de trigo. Reserve.
- Numa batedeira, coloque as claras e bata até ficar em neve. Reserve.
- Bata as gemas, a margarina e o açúcar na batedeira até ficar um creme homogêneo.
- Adicione a mandioca ralada e o leite e mexa com uma colher de pau. Acrescente o coco ralado e misture bem
- Acrescente o fermento em pó na massa, misture bem e por último adicione as claras em neve, mexendo suavemente em movimentos rotatórios com a colher de pau de baixo para cima, até incorporar as claras à massa.
- Despeje a massa na forma e leve a massa para assar em forno bem quente até dourar.
- Deixe esfriar, desenforme e sirva.
Você encontra mandioca à venda no varejão da CEAGESP, que ocorre no Entreposto Terminal São Paulo aos sábados e domingos das 7h às 13h. Entrada gratuita pelo portão 3 da Av. Dr. Gastão VIdigal, 1946 - Vila Leopoldina.
Comentários
Postar um comentário