Pular para o conteúdo principal

Conheça alimentos que possuem função terapêutica

Um dos alimentos mais consumidos no mundo, o trigo é rico em muitos nutrientes - Imagem: Arquivo/CEAGESP
No dia 23 de fevereiro comemora-se o dia do boticário, profissão que hoje é representada melhor na forma do farmacêutico. No Brasil, o boticário chegou no período colonial e as boticas foram implantadas pelos jesuítas. Era muito comum que padres atuassem receitando medicamentos.

Os boticários geralmente também manipulavam os remédios na presença dos clientes em seus balcões. O termo botica foi praticamente extinto em nosso país na década de 1960 depois da popularização das farmácias a partir dos anos de 1940. 

No entanto, até hoje quando falamos em manipulação vem a mente a figura do profissional do avental branco indicando algum alimento para tratar de algum mal da saúde. E, de fato, muitos alimentos têm função terapêutica.

A alimentação tem impacto direto sobre a nossa saúde e o consumo de certos alimentos pode contribuir para mantê-la em dia:

- frutas: contém fibras que auxiliam no sistema digestivo e fornecem vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

- castanhas, água de coco e gengibre: fortalecem o sistema imunológico e são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem todos os tecidos os corpo.

- trigo: auxilia no bom funcionamento dos sistemas digestivo e imunológicos, combate doenças cardiovasculares e fortalece os ossos. A gérmen do trigo é a parte mais nutritiva do alimento.

Para uma melhor alimentação ainda o ideal é reduzir o consumo de açúcar refinado e de produtos gordurosos e aliar a ingestão dos nutrientes com a prática de atividades físicas. As visitas a farmácia podem se tornar menos frequentes e seu corpo agradece.

Os alimentos terapêuticos citados podem ser encontrados com muitos outros nos Varejões da CEAGESP:

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30

no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.

Comentários