Pular para o conteúdo principal

Conheça a origem da dekopon

 
Imagem: Wikipedia
A curiosidade dos japoneses pelo cruzamento de alimentos originou a dekopon, uma fruta híbrida do cruzamento da tangerina ponkan com a targor Kiyomi. 

O fruto de coloração alaranjada intensa surgiu em Nagasaki, no Japão, em 1972. O alimento possui uma protuberância característica no pedúnculo, parte que liga a fruta à planta. A dekopon não possui sementes e é bem ácida, mas após dez dias de maturação pode apresentar uma polpa doce. Os frutos são maiores do que a ponkan e, geralmente, apresentam cerca de 400 gramas cada unidade.

A dekopon chegou ao Brasil na década de 1980 por meio do agricultor Unkichi Taniwaki que cultivou a combinação de tangerinas no sul de Minas Gerais e cedeu mudas da fruta para outro agricultor em São Paulo. Hoje a tangerina pode ser encontrada em várias regiões do país.

Criadores da Associação Paulista dos Produtores de Caqui de Pilar do Sul ao lado de um pesquisador japonês obtiveram produções da dekopon com menor nível de acidez. Registrada comercialmente como Kinsei, a fruta apresenta relação teor de sólidos solúveis e acidez de no mínimo de 13 (ratio) e só pode ser vendida se for utilizada a mesma técnica na tangerina.

O melhor período para colheita dessa fruta acontece entre abril e agosto. Ficou com vontade? Essa e outras frutas saborosas podem ser encontradas no Varejão Noturno que acontece toda quarta-feira das 14 às 22 horas na Praça da Batata. Entrada pela Av. Doutor Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina (portão 7).

Comentários