Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios do cultivo de plantas e flores


 



Você conhece os benefícios de cultivar plantas e flores?

Todo mundo já sabe o quanto as flores e plantas são ótimos enfeites para o lar, pois trazem leveza, cores e um ambiente harmonioso. Mas você realmente conhece todos os benefícios do cultivo?

Benefícios das plantas e flores

As plantas possuem propriedades medicinais, comprovadas por especialistas. Elas são capazes de trazer sensações de relaxamento e bem-estar. Plantas verdes são uma boa ideia contra olhos cansados de telas de aparelhos eletrônicos, de acordo com a revista americana Good Housekeeping, pois nosso cérebro recebe a cor como um tom suave.

Nossa mente entra em uma espécie de relaxamento ao observar flores, plantas e jardins. E pode ser usado como tratamentos alternativos para depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.

Além disso, elas inspiram criatividade e ajudam na concentração. Quem nunca se sentiu inspirada olhando para uma bela flor e todas as suas cores vibrantes?

As flores e plantas também ajudam no controle da umidade do ambiente, e reabsorvem alguns gases prejudiciais. Por conta disso, elas nos proporcionam um ambiente mais agradável, arejado e com um ar mais puro e cheiroso. Os benefícios são: melhor qualidade de sono, produtividade, previnem problemas respiratórios e irritabilidade nos olhos.

Se você ainda não se convenceu em ter uma planta em casa, que tal isso: Cuidar das plantas e flores nos distraem e nos dão prazer. Em momentos de estresse e muita pressão, precisamos nos desligar da rotina do dia a dia e fazer coisas que nos dão prazer. Cuidar das nossas plantinhas, regá-las, adubá-las, coloca-las no sol ou simplesmente admirá-las, distraem nossas mentes de todo o mundo exterior e nos ajuda a forcar em tarefas simples e recompensadoras. Nada melhor para o momento atual do que nos distrair com coisas boas e belas.

Como cuidar?

  1.  Se as suas plantas e flores não estiverem um jardim, o primeiro passo é comprar vasos adequados ao tamanho das plantas. Deve-se atentar que a planta precisa ter espaço para o crescimento.
  2.  Terra. Para uma planta crescer saudável ela merece uma terra saudável, por isso, pesquisa antes qual o seu tipo de planta e qual o ideal cultivo para ela. Ela é uma planta que precisa de muitos nutrientes do solo? É ideal utilizar adubo? É uma planta que se adapta a condições áridas? Você deve estar atento ao que a sua planta necessita para oferece-la.
  3.  Para plantar a sua flor/planta, você deve utilizar as raízes. Cavando um buraco na terra, coloque delicadamente as raízes no solo e cubra novamente com terra, deixando de fora apenas os caules e possíveis brotos.
  4.  Água e luz. Outra etapa muito importante para o desenvolvimento da sua planta/flor. Você deve saber o que a sua flor necessita. Há espécies de plantas que não gostam da luz solar direta ou não sobrevivem em ambientes com luzes artificiais. Atente-se para esses cuidados e procures lugares frescos. Em relação a água, cada planta possui a sua necessidade e quantidade ideal para sobreviver. Sempre pesquise antes a espécie e os cuidados, pois plantas podem morrer afogadas!
  5.  Afastar os insetos e pestes. É importante para que a sua planta tenha uma vida saudável, que os insetos e pestes prejudiciais a ela se mantenham afastados. Tente utilizar alternativas sustentáveis e orgânicas para mandar esses bichinhos embora. Mas lembre-se, há espécies que são responsáveis pela reprodução dessa plantas e flores, como a abelha.

E por fim, depois de todas os benefícios, dicas e cuidados já é hora de você escolher a sua! Neste mês de março, temos algumas espécies de flores em alta. Confira algumas delas:

Azaléia 


 

 

Bromélia 


 

 

Dália


 

Hortência 

 

 


Mini Rosa 

 


 

Mini Musgo


 

 

Fontes: Exame, Casa Abril, Conquiste sua Vida, Terra.



Feira de flores

Capital
Nas madrugadas de segunda para terça-feira e de quinta para sexta-feira, da meia-noite até 9h30 no Mercado Livre do Produtor (MLP) com entrada pelos portões 4 e 7 da Avenida Dr. Gastão Vidigal, Vila Leopoldina. Clique aqui e confira os horários.

Interior
Acontece nos Entrepostos de Araçatuba, Bauru, Guaratinguetá, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Dias e horários no site da CEAGESP. Clique aqui e confira os horários.


Comentários