Pular para o conteúdo principal

Coma as cores do arco-íris e tenha mais saúde!





Em junho, comemora-se o Mês do Orgulho LGBTI, para celebrar a diversidade e lutar por direitos para a população LGBT. O maior símbolo dessa campanha é uma bandeira arco-íris cuja versão mais atual tem seis barras horizontais, cada uma com uma cor diferente, de cima para baixo, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta, representando respectivamente quem é lésbica, gay, bissexual, trangênero, transexuais e travestis.

Há quem ainda dê outro significado às cores, como vermelho à vida, laranja à cura, amarelo à luz do sol, verde à natureza, azul à harmonia, e roxo ao espírito. Coincidentemente ou não, podemos fazer um paralelo dessas cores e seus significados aos benefícios que frutas e legumes de cores diferentes fornecem ao nosso organismo, com vitaminas, minerais e nutrientes essenciais que, combinados, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico do corpo, evitar a obesidade e muitas doenças crônicas.

Vermelho / Azul / Roxo
Os pigmentos das frutas e vegetais vermelhos, azuis e roxos são provenientes de poderosos flavonoides com habilidades antioxidantes chamadas antocianinas, que deixam mais saudáveis as funções ​​do coração, assim como evitar certos tipos de câncer. Frutas e vegetais vermelhos, como cerejas, morangos, mirtilos, framboesas, toranja vermelha rubi e pimentão vermelho, todos são carregados com vitamina C. O pimentão vermelho é uma excelente fonte de vtamina C e vitamina A, que são boas para a saúde dos olhos e da pele. A presença de licopeno, outro antioxidante abundante nos tomates, é excelente para o bom funcionamento do coração.

Laranja
Frutas e legumes de cor laranja e amarelo são excelentes fontes de betacaroteno (que se converte em vitamina A no organismo). Laranjas, cenouras, batatas doces, abóbora, abóbora, melão, manga, abacaxi e mamão fornecem vitamina C, que é um poderoso desintoxicante e também demonstrou inibir o crescimento de tumores, além de ser bom para a pele e o tecido conjuntivo, mantendo-os saudáveis. Também são ricos em potássio, o que ajuda na pressão sanguínea e no ácido fólico. O ácido fólico apoia a produção e manutenção de novas células saudáveis ​​e também pode ajudar a proteger contra o câncer.

Verdes / Brancos-Verdes
Essa categoria inclui não só as saladas, mas também ervas frescas, como coentro, manjericão, couve, espinafre e outros vegetais e ervas verdes profundos. Quanto mais verde, melhor! O verde é uma boa fonte de cálcio, vitamina E e vitamina K (quem toma medicamentos anticoagulantes deve consultar o médico antes de consumir tais alimentos). Hortaliças verdes claros como couve de Bruxelas e couve são vegetais crucíferos e ricos em nutrientes que eliminam o excesso de estrógenos e outros agentes cancerígenos do corpo e ajudam o organismo a ter uma resposta imunológica saudável.

Branco
É um grupo de alimentos para o qual as pessoas não prestam muita atenção, o que é um erro, possui poderosos benefícios para a imunidade e a saúde do coração. Couve-flor, cebola, alho, banana, cogumelos e batatas são fontes ricas de nutrientes. A couve-flor pode ser usada no lugar de purê de batatas, ser consumida ou até mesmo para fazer uma massa de pizza! É versátil e delicioso, com nutrientes que ajudam a combater o câncer, fortalecer os ossos e manter os vasos sanguíneos saudáveis. Outros benefícios de cebola, batata e alho incluem ajudar a prevenir certos tipos de câncer e podem diminuir os níveis de colesterol. Cogumelos são ricos em selênio, antioxidante que aumenta a imunidade.

Comentários