Pular para o conteúdo principal

CEAGESP divulga informações atualizadas sobre o abastecimento

A CEAGESP vem a público informar sobre o abastecimento no entreposto nesta quarta-feira, 08 de abril de 2020.
Por ocasião da quarentena decretada pelo Governo Estadual no combate à propagação da COVID-19, inúmeras medidas foram tomadas pela Companhia, todas disponibilizadas em comunicados anteriores e publicadas em nossos canais oficiais.
Uma delas foi o cancelamento da nossa tradicional Santa Feira do Peixe, que ao longo dos seus 14 anos de existência , superou o número de visitantes e compradores durante a Semana Santa.
Dessa forma, a comercialização de pescados na semana de 07 a 10 de abril ficou restrita somente às madrugadas, da 1h às 5h no FRISP (Portão 14). Na semana seguinte, a comercialização retorna excepcionalmente,  somente às terças, quintas e sábados das 2h às 6h.
Feira de Flores, visitas monitoradas e gravações de qualquer natureza continuam suspensas por tempo indeterminado.
Seguindo as orientações do Governo Federal quanto ao uso de máscaras, a CEAGESP estará reforçando junto ao público freqüentador do local, sobre a importância de usá-las. Cartazes ilustrativos, assim como fizemos sobre a higienização das mãos, farão parte da estratégia.
Todas as ações de nosso Plano de Contingência COVID-19, apresentadas nos comunicados anteriores, permanecem inalteradas e tem contado com o apoio de comerciantes e dos envolvidos nas atividades do entreposto que não têm medido esforços para realizar o abastecimento.
Importante ressaltar também, sobre a intensificação das ações de conscientização e sensibilização junto aos comerciantes sobre a importância da doação em todas as unidades para o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA). Dentro das novas estratégias está a elaboração de uma cartilha com uma série de informações e orientações sobre alimentação. Alimentar vidas faz parte do nosso trabalho e dentro desse cenário delicado, nosso objetivo é aumentar o número de atendimentos.
ABASTECIMENTO
Volume ofertado: O entreposto de São Paulo continua operando e provendo o abastecimento com regularidade na grande São Paulo, interior e outros estados.
Nesta quarta-feira, 8 de abril, a estimativa é que sejam negociadas cerca de 13.000 a 15.000 toneladas de hortifrutícolas no maior entreposto da América Latina, ou seja, movimento muito próximo as médias históricas.
Desde a entrada da COVID-19 e das restrições impostas no estado de São Paulo, acentuou-se ainda mais a concentração da comercialização às segundas, quartas e sextas-feiras, historicamente, dias com maior volume ofertado na semana. Terças e quintas-feiras diminuíram as vendas e percebe-se com muita clareza que a frequência da maioria dos compradores ficou restrita aos dias de maior oferta, ou seja, apenas 3 vezes por semana.
Outra mudança fundamental diz respeito ao tipo de comprador e volumes adquiridos. Com a diminuição do volume de compras por restaurantes, bares, hotéis, distribuidores, feirantes e demais segmentos afetados pelas restrições geradas pelo COVID-19, os supermercados, desde as grandes redes até os pequenos estabelecimentos localizados nos bairros, bem como as lojas de hortifrúti, aumentaram muito os volumes de compra.
Com as saídas menos frequentes, consumidores continuam optando por estabelecimentos que concentrem um mix maior de produtos, como FLV, mercearia, limpeza, laticínios e etc. Desta forma, conseguem realizar as compras em um único local, diminuindo as saídas e mitigando riscos.
As frutas, legumes e diversos (batata, alho, cebola e ovos) continuam sendo os produtos mais procurados. Já as folhosas continuam registrando retração acentuada na demanda.
Apesar da queda do volume de vendas e do número de compradores, principalmente nas terças e quintas, os atacadistas da CEAGESP continuam mantendo a oferta de hortifrútis constante, assegurando o abastecimento regular no entreposto.
VarejõesApesar da queda do número de compradores, os varejões da CEAGESP têm operado normalmente.
Como esta modalidade é muito parecida com as feiras livres, as decisões da PMSP - Prefeitura do Município de São Paulo deverão ser monitoradas e aplicadas neste segmento.
Em parceria com a FAESP, SENAR AR/SP, SEBRAE-SP, UNIÃO NACIONAL DOS FEIRANTES, PRODUTORES E COMÉRCIO E ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES PRODUTORES E COMÉRCIO, foi criado um Guia de Recomendações para o funcionamento das Feiras Livres e todas as boas práticas de funcionamento nos Varejões da CEAGESP estarão submetidos a ele. As informações foram disponibilizadas em forma de Cartilha e entregue a todos os comerciantes, além de ter sido disponibilizada no Canal do Permissionário.
Verduras: O setor continua registrando redução do volume de vendas desde o início das restrições estabelecidas pelo Governo do estado de São Paulo em relação ao funcionamento de escolas, bares, restaurantes, entre outros. Os serviços delivery normalmente não contemplam os produtos do setor, principalmente as folhosas.
Flores: A demanda caiu acentuadamente no setor uma vez que o consumo está diretamente ligado a eventos com índices elevados de cancelamentos como casamentos, aniversários, confraternizações, etc.
Desta forma, como a prioridade é manter o abastecimento de alimentos e considerando o decreto número 64.881 de 22/03/2020 do Governo do Estado de São Paulo, a CEAGESP, em conjunto com o sindicato e lideranças da categoria, optou por suspender a comercialização da feira de flores.
Pescados: Visando reduzir os riscos e também os custos de compradores e permissionários, a CEAGESP e a Acapesp - Associação dos comerciantes atacadistas de pescados do estado de São Paulo, em comum acordo, reduziram os dias de comercialização no setor, que funcionará somente às terças, quintas e sábados.
Esta redução na frequência não afetou as vendas do setor. O setor registra bons números nos dias em que há comercialização e as vendas tendem a permanecer satisfatórias durante toda a quaresma e tende a eleva-se substancialmente nesta semana.
Preços: Alguns produtos tiveram a demanda aquecida nas últimas comercializações em razão principalmente do aumento do volume de compras de pequenos, médios e grandes redes de supermercados e das lojas de hortifrútis. O feriado de Páscoa impulsionou ainda mais as vendas nesta semana.
Como há dificuldades sazonais em algumas culturas, foram observadas elevações de preços em produtos com grande relevância como tomate, batata, alho, cebola, mamão, laranja, limão, ovos, entre outros.
Contamos com a colaboração de todos para a divulgação das informações apresentadas para combatermos as Fake News e impedir que o abastecimento em cada parte do país não seja prejudicado.
Acesse o comunicado na íntegra aqui.


Comentários