Pular para o conteúdo principal

Parabéns CEAGESP!

Há 49 anos nascia a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), fruto da fusão de duas grandes empresas mantidas pelo governo paulista: o Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CAGESP).
ETSP e Silo Jaguaré ao fundo na atualidade
O anúncio oficial foi realizado em abril de 1969 pelo então secretário da Agricultura, Antonio Rodrigues Filho. Idealizador do projeto, Rodrigues apresentou a proposta ao governador da época, Abreu Sodré, que elencou os diversos benefícios que resultaria da união, como por exemplo, a redução de custos.

No dia 31 de maio do mesmo ano, com a promessa de promover a melhoria de condições de armazenamento e comercialização de produtos, a fusão foi formalizada em sessão solene na Secretaria de Agricultura e a primeira diretoria da Companhia empossada tendo David Maluf como presidente.

De lá para cá, a CEAGESP não parou de crescer e se consolidou como um grande empresa reconhecida por sua atuação nas áreas de entrepostagem a armazenagem de grãos com unidades distribuídas em todo o estado de São Paulo. 

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Companhia possui 13 entrepostos atacadistas de produtos hortícolas, sendo 12 no interior e um na capital, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) que recebe diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos. Mantém também a maior rede pública de armazéns, silos e graneleiros do estado com uma capacidade para estocar mais de um milhão de toneladas de produtos.

Essa verdadeira potência, prestes a completar meio século de vida, é conhecida mundialmente graças ao empenho e dedicação de milhares de pessoas que contribuíram e contribuem todos os dias para que seu legado permaneça para sempre. 

Vida longa à CEAGESP!

Conheça mais sobre a história da CEAGESP em nosso site: 
Nota publicada no Estadão em 25/04/1969
Nota publicada no Estadão em 01/06/1969
ETSP em 1976
Vista aérea do MLP na atualidade









Comentários