Pular para o conteúdo principal

Receita da semana: Leite de coco caseiro

Na onda de leites vegetais, como o de amêndoa ou arroz, consumido principalmente por pessoas com intolerância à lactose e veganos, o leite de coco é um dos mais saborosos, fáceis e baratos de se preparar. 


O leite de coco é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico. Este último tem propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante. Contribui ainda para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo.

Em relação às calorias, 100 ml de leite de coco possuem 230 kcal, enquanto que a mesma quantidade de leite de vaca possui 146 kcal. Por isso, seu consumo deve ser feito com cuidado por aqueles que estão seguindo dietas de restrição calórica. Quem tem herpes também deve evitar seu consumo por conta da arginina, que estimularia o vírus. Fora isso, é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e sais minerais.

Fazer o leite de coco caseiro é muito simples e o resultado fica muito mais saboroso e encorpado do que os vendidos nos supermercados. Depois de pronto, ele dura até 4 dias na geladeira. Depois de pronto, ele pode ficar separado, mas basta misturar de novo para ficar com a consistência de leite de novo.

Ele pode ser bebido em substituição ao leite de vaca, ou usado em receitas doces e salgadas. Ah, e não jogue o coco ralado, pois ele pode ser usado também no preparo de diversos pratos, basta usar a imaginação!

LEITE DE COCO CASEIRO

Ingredientes
  • 1 coco seco
  • 4 xícaras de água filtrada quente
Modo de fazer
  • Quebre o coco seco, drene a água, retire a polpa branca (não é preciso tirar a película marrom) e corte em pedaços pequenos.
  • Coloque metade do coco em pedaços no copo do liquidificador, adicione 2 xícaras de água quente e bata até triturar tudo.
  • Coloque um escorredor de macarrão forrado com um pano de prato limpo dentro de uma travessa funda ou panela e despeje o conteúdo do liquidificador.
  • Deixe escorrer um pouco e esprema até sair todo o líquido branco. Reserve.
  • Repita a operação com o restante dos ingredientes e pronto! Tenha em mãos um leite de coco cremoso e gostoso!

Comentários