Pular para o conteúdo principal

Dia da Natureza – Dia de conscientização pelo bem estar da vida e do planeta


Data é um convite à reflexão sobre o comportamento perante o planeta
Cuidar na natureza hoje é garantir um mundo melhor para as futuras gerações / Foto: Crianças da Associação Nossa Turma (CODCO)
Nesta quarta-feira, 04 de outubro, celebra-se o dia da natureza, data escolhida em homenagem ao santo católico São Francisco de Assis e que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
A poluição das águas, do ar, do solo, o desmatamento e as queimadas, são exemplos dos males que a natureza tem enfrentado atualmente e que tem afetado diretamente a população e muitas outras espécies. Estudos comprovam que, futuramente, muitos recursos naturais podem acabar, pois a natureza não consegue repor tudo o que dela é retirado.
A Constituição Brasileira de 1988, garante que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Sendo assim, são muitas as ações contra o meio ambiente que são consideradas crime e passíveis de multa ou detenção.

De acordo com a lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, é considerado crime:
*
Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória;
* Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática;
* Pescar em período no qual a pesca seja proibida;
* Provocar incêndio em mata ou floresta;
* Causar poluição em qualquer natureza;

E antes que haja a cobrança por políticas públicas adequadas que implantem programas de preservação e fiscalizem as irregularidades, o dia de hoje serve também para que todos examinem a própria consciência sobre as pequena atitudes do cotidiano.

Separar o lixo comum do que é reciclado, reduzir o tempo no banho, reutilizar a água para limpeza de pisos ou molhar plantas, desligar os aparelhos que não estão sendo utilizados, são apenas alguns exemplos de atitudes que fazem muita diferença para a natureza e o planeta como um todo.

Mudar o comportamento hoje implica numa mudança positiva e gradativa para todo o meio ambiente e, consequentemente, em um mundo melhor para as futuras gerações.


Comentários