Pular para o conteúdo principal

Saiba os benefícios de se comer peixe


O peixe é um alimento fácil de ser digerido, excelente fonte de proteína, é rico em ômega 3, que é um componente importante para melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo. 

Além disso, auxilia na formação da pele, cabelos e unhas, pois é riquíssimo em proteínas, aproveitadas quase integralmente pelo organismo; previne a osteoporose, devido à alta quantidade de vitamina D e cálcio, que ajudam a fortalecer os ossos, e combate a anemia, por causa da presença de ferro e vitamina B12, que são nutrientes importantes para a saúde das células do sangue. 

Segundo os médicos, o ideal seria se consumir peixe de duas a três vezes por semana para se conseguir uma redução de até 20% no risco de se ter doenças cardíacas. E nem precisa ser muito: um filé de peixe de 100 gramas é o suficiente para se obter os benefícios.

Felizmente, o consumo de peixe vem crescendo a cada ano, mas ainda estamos longe do ideal. O brasileiro come em média cerca de 10 kg de peixes e frutos do mar por ano, bem abaixo da média mundial, que é de 20 kg/ano, e do que é recomendado pelo FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que é de 12 kg/ano por pessoa. 

Estudos mostram que nem sempre foi assim: no começo do nosso país, o consumo era pelo menos o triplo, mas os tempos atuais – com suas comodidades -, fizeram com que outras fontes de proteína animal, como a carne bovina e o frango, fossem caindo mais no gosto popular, devido à facilidade de preparo. Só para se ter uma ideia, o consumo de carne vermelha é de 37 kg/ano por pessoa, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Comentários