Pular para o conteúdo principal

Você sabia? O Dia do Caminhoneiro se comemora três vezes no Brasil





Hoje se comemora no Estado de São Paulo o Dia do Caminhoneiro, em homenagem a este profissional que diariamente cruza as estradas do Brasil, levando e trazendo tudo aquilo que precisamos para o nosso bem estar.

Na CEAGESP, diariamente entram no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) – o maior da rede de 12 entrepostos da Companhia – cerca de 10 mil caminhões, que trazem cerca de 12 mil toneladas de alimentos, entre frutas, legumes, verduras e pescados. Os caminhoneiros são homenageados hoje, e também em outras duas datas!

Você não leu errado não! Por incrível que pareça, hoje (30/6) é a primeira das três datas em que esses profissionais da estrada são homenageados. A categoria ainda é lembrada no dia 25 de julho e no dia 16 de setembro. Confuso? Vamos por partes!
  • O dia 30 de junho foi instituído em 30 de dezembro de 1986, o então governador Franco Montoro assinou a Lei 5.487/86, tornando a data em comemoração regional.
  • O dia 25 de julho está ligado à tradição da Igreja Católica, que comemora na data o dia de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros e viajantes e que é retratado levando uma criança nos ombros cruzando um rio. O santo é homenageado deste o século 15.
  • O dia 16 de setembro foi instituído como o Dia Nacional do Caminhoneiro em 2009, pelo então presidente em exercício José de Alencar durante uma das muitas viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o seu segundo mandato.
Em todas essas datas e em todos os dias, os nossos parabéns e sinceros agradecimentos aos caminhoneiros que, com sua dedicação e profissionalismo, contribuem para o crescimento do Brasil!

Comentários