Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Dia do Citricultor

Hoje se comemora o Dia do Citricultor, profissional do campo responsável pela otimização dos investimentos, melhoria da produtividade e preservação dos pomares de frutas cítricas no Brasil, como a laranja, limão, tangerina, mexerica, entre outros. Foi graças ao seu cuidado, dedicação e perseverança que a citricultura ocupasse um lugar de incontestável destaque na economia brasileira.

Os dados são impressionantes. O Brasil detém 50% da produção mundial de suco de laranja, exporta 98% do que produz e consegue incríveis 85% de participação no mercado mundial. De cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, três são produzidos nas fábricas brasileiras. A cidade norte-americana Flórida com a brasileira São Paulo detêm 81% da produção mundial de suco. Só o Estado de São Paulo possui 53% desse total.

Não por acaso, a laranja é o produto campeão de vendas na CEAGESP. Somente em 2016 deram entrada cerca de 310.811,22 toneladas da fruta, que representaram um volume financeiro da ordem de R$ 410.795.097,86. Os maiores produtores (por ordem de volume) são os estados de São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará, Paraná, Goiás, Maranhão, Santa Catarina.

Tais cifras só puderam ser alcançadas graças ao trabalho do citricultor, e por isso que desde 1969 ele é homenageado no dia 8 de junho. Hoje, a citricultura é motivo de orgulho para a economia brasileira.

Parabéns, citricultor!

Comentários