Pular para o conteúdo principal

Conheça tipos de árvores comuns em ambientes urbanos

 
Ipê-roxo é muito comum em ambientes urbanos - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Nessa quarta-feira (09) a comemoração vai para o Dia Mundial do Urbanismo, área que trata das paisagens e edificações urbanas. Porém, o conceito de cidade não exclui áreas verdes e no meio de tanto cinza a arborização torna-se essencial.

A arborização compõe a “massa verde urbana” que é toda região de árvores naturais ou plantadas pelo homem em regiões urbanas. Elas podem estar em praças, parques e até calçadas de vias públicas. Seu cultivo nessas regiões sempre faz parte de planos urbanísticos e costuma ser supervisionada pelas subprefeituras e secretarias do meio ambiente.

Esse acompanhamento busca fiscalizar potenciais danos a vegetação, a travessia de pessoas ou a circulação de veículos. A proteção das árvores também proporciona um aumento da qualidade de vida para quem mora nessas regiões pois diminui a concentração da poluição atmosférica e das ilhas de calor, além do sombreamento. 

A “massa verde urbana” pode ser composta de árvores frutíferas e que daquelas que dão flores, como o ipê-amarelo, o ipê-roxo, a cássia, manacá-da-serra, pata-de-vaca e o jacarandá, entre outras.

Na Feira de Flores da CEAGESP são comercializadas diversos tipos de mudas que podem trazer mais verde e ajudar contra a poluição urbana, além das flores e plantas que ajudam a ornamentar qualquer ambiente.

3ª e 6ª feira das 0h às 9h30
(da 2ª feira para 3ª feira e de 5ª para 6ª feira – inclusive aos feriados)
Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – Estacionamento pelos portões 4 e 7

2ª e 5ª feira das 2h às 14h* (inclusive aos feriados)
*os comerciantes costumam encerrar a comercialização antes das 10h
Praça da Batata – Estacionamento pelos portões 6 e 18 (veículos pequenos) e portão 7 (veículos grandes)

Endereço: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina

Comentários