Pular para o conteúdo principal

Árvore de fogo... você já viu uma?





Quem passa em frente ao portão do Departamento de Manutenção (DEMAN) da CEAGESP se depara com uma árvore com galhos vermelhos, como se estivessem em brasa. É um espetáculo visual que chama a atenção de qualquer um que passa pelo local, tamanha a beleza dos galhos e pequenos frutos vermelhos, que contrastam com as outras árvores de folhagem verde. 



Trata-se de um exemplar da “árvore de fogo” (Brachychiton acerifolius) - vulgarmente conhecido como a Illawarra Flame Tree - e é um espécime originária da Austrália da família Sterculiaceae, nativa das regiões subtropicais da costa leste do continente australiano. Ela pode atingir entre 10 e 40 metros de altura, e é uma excelente árvore para ser plantada em calçadas e jardins.


Como esta árvore chegou a ser plantada na CEAGESP é cercada de mistérios. Uns dizem que foi um ex-funcionário da Companhia que trouxe a muda de casa e a plantou onde ela se encontra hoje há anos atrás. Outros afirma que a muda foi encontrada no lixo da feira de flores por agentes de limpeza, que ficaram com pena e a plantaram próximo ao portão do DEMAN.


Controvérsias à parte, a verdade é que este espécime é o único exemplar existente plantada dentro do Entreposto Terminal São Paulo, e encanta a todos pela cor vermelho-vivo de seus galhos e frutas. Quem quiser admirá-la, ela se encontra próximo ao portão 5 da Av. Dr. Gastão Vidigal 1946.

Comentários