Pular para o conteúdo principal

Aprenda dicas para cultivar orquídeas

Ter uma orquídea é o desejo de muitas pessoas, mas mais importante que ter é preciso saber cuidar. Para que ela fique bonita e vistosa, há cuidados especiais que devem ser tomados. Saiba agora algumas dicas de como cultivar esta flor.

Segundo dados do Kew Gardens, situado no Reino Unido, um dos mais antigos jardins botânicos do mundo, há cerca de 26.567 espécies de Orchidaceae – família das orquídeas – no planeta. Só no Brasil, as variedades deste tipo de planta passam dos 2.500.


Mesmo com tantas espécies diferentes e cada qual com suas características, elas possuem cuidados básicos em comum.

 
O vaso preferencialmente deve ser de barro, pois a água terá maior drenagem e não deixará a planta encharcada, o que pode matá-la. Outro detalhe importante é não deixar um pratinho embaixo do vaso, pois com água, ele encharca as raízes da orquídea e ainda é o ambiente perfeito para o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika se reproduzir.

A terra que será utilizada deve conter de preferência, casca de pinus tratada e chips de coco lavado e esterilizado, que são componentes para dar areação à terra e apoiar a planta no vaso. Além dessas substâncias, adubar a planta também é necessário. Veja algumas formas e dicas de adubagem.

Sobre a rega, é recomendável que no verão, a faça de duas a três vezes por semana, sempre lembrando que não é para deixar a planta cheia de água. Já no inverno, duas vezes semanalmente são o suficiente. 

As orquídeas gostam de ambientes com boa ventilação, desde que não sejam expostas a fortes ventos, que podem danificá-la. A iluminação mais adequada para a plantinha fica a cargo da manhã com os raios solares do início do dia, e também ao final da tarde, horário em que o sol irá se pôr. A luz direta sob a orquídea queima suas folhas.

Para proteger a orquídea contra pragas, use defensivos naturais, que não contaminam a planta, diferentes dos insumos agrícolas que contém agentes químicos. Formigas, fungos, cochonilhas e outros bichos estão entre os seres que agridem a planta e podem matá-la. Confira uma lista de fórmulas para combater essas e outras pragas. 

Na Feira de Flores da CEAGESP, você consegue encontrar inúmeras espécies desta planta que atrai a atenção de homens e mulheres. Visite a feira que ocorre no Pavilhão do Mercado Livre do Produtor (MLP), dentro do entreposto Terminal São Paulo, às terças e sextas da 0h à 8h30. Para quem vem de carro, a entrada pode ser pelos portões 4 ou 7 da Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946, na Vila Leopoldina em São Paulo, com estacionamento a R$ 10,00 a primeira hora, e R$ 5,00 as demais.

Comentários

  1. Obrigada pelas dicas amei,estou com um pequeno canteiro de orquídeas aqui e preciso aprender a cultiva-las bem. Vou seguir estas orientações!

    ResponderExcluir

Postar um comentário