Pular para o conteúdo principal

CEAGESP conta com classificador e degustador oficial de café



Evandro Goulart é o primeiro classificador e degustador oficial de café da CEAGESP

O técnico operacional Evandro Goulart da Silva, da Seção de Controle Fitossanitário (SECOF) do Departamento de Armazenagem (DEPAR) da CEAGESP, participou e concluiu o curso de formação oficial de classificador e degustador de café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Foram habilitados 19 novos classificadores e degustadores de café no Brasil em cerimônia realizada na sexta-feira, dia 20 de novembro em Londrina (PR). Os alunos receberam a certificação depois de aprovados em um curso de 280 horas, realizado no Centro de Pesquisa em Qualidade do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).


Segundo o diretor-presidente do IAPAR, Florindo Dalberto, a parceria com o MAPA para a formação de novos provadores é parte de um projeto de resistência para o café do Paraná e do Brasil. Participaram do curso profissionais do próprio IAPAR, da Emater-PR, da CEAGESP e de entidades do Estado de São Paulo e do Espírito Santo. 


Em três módulos de duas semanas cada, os novos classificadores e degustadores oficiais do MAPA, tiveram aulas da legislação que regulamenta a classificação oficial brasileira, metodologia de avaliação dos cafés especiais, noções de classificação dos cafés torrados e moídos e, ainda, fundamentos da profissão de barista. “Na parte prática, os alunos provaram mais de 150 kg de café”, informou o coordenador técnico do treinamento do MAPA, Francisco Barbosa.


Participaram da solenidade de encerramento do “1º Curso de Classificação e Degustação de Cafés” o chefe regional do MAPA em Londrina, Juarez José de Santana; o gerente regional da Emater-PR em Londrina, Sérgio Luiz Carneiro, e os diretores do IAPAR Tiago Pellini (pesquisa), Tadeu Felismino (Inovação e transferência de tecnologia) e Adelar Motter (gestão de pessoas).

Comentários