Pular para o conteúdo principal

Cultive árvores e diminua a sensação de calor no verão

Foto: Mateus Henrique / wikimedia.org
Com a chegada do verão em 21 de dezembro, ter uma área arborizada por perto é uma ótima ajuda para suportar os dias quentes da estação. Por melhorar a umidade do ar e absorver o gás carbônico, as árvores também amenizam a alta temperatura.

Para não sofrer com o calor e ainda deixar seu ambiente mais vivo e bonito, confira algumas espécies de plantas para cultivar.

Árvore-da-felicidade*

 

A árvore-da-felicidade, encontrada nos gêneros macho e fêmea, segundo tradições japonesas não pode ser comprada, mas sim ganhada de presente. Este seria o modo da planta vistosa e de cultivo a sol pleno, fazer seu efeito de irradiar felicidade no ambiente escolhido à ela.

No macho, as folhas geralmente são encontradas em cor verde escuro, e tem aspecto arredondado. Já na fêmea, as características das folhas mudam para tons claros e formato ramificado e fino. Ambas atingem mais de dois metros de altura, por isso é bom ter um pé direito bem alto se desejar ter a árvore da felicidade dentro de casa.



Clúsia*




Muito adaptada ao calor, a arvoreta clúsia, que pode atingir mais de seis metros de altura se não podada, é perfeita para formar as “cercas vivas”. Com coloração brilhante e folhas robustas, esta espécie floresce do verão ao outono. 

 


 
Fênix*



A palmeira fênix, planta de nome imponente, é ideal para espaços grandes onde possa se desenvolver com muita luz solar. Este tipo de ser vivo se adequa em solos úmidos e cheios de matéria orgânica, adubo feito com resíduos de vegetais e animais, indispensável ao cultivo de plantas.

 


 
Detalhe da base da pata-de-elefante*


De tamanho enorme, a pata-de-elefante possui este nome em referência à base de seu tronco, que lembra o membro do animal. Encontrada em vários tamanhos, as menores podem ser cultivadas em vasos. Dê preferência aos de cerâmica, que suportam mais o peso desta planta.

Regá-la com frequência, mas sem encharcá-la; e mantê-la exposta à luz solar intercalando com sombra, podem fazer a pata-de-elefante viver até 300 anos.


 

Aspecto da yuca gigante lembra a fruta cítrica*



Ainda sobre árvores de grande porte, há a yuca gigante. A beleza desta planta está além de seu tamanho, nas suas folhas que são pontiagudas e bem compridas. Elas parecem até uma coroa de abacaxi. Por ser cultivada a sol pleno, tome cuidado com a incidência de luz nela, pois as folhas podem ser queimadas com isso.

 




Pau d'água*


Mais uma opção para você, é a espécie pau d’água, ou dracena, como também é conhecida. Esta planta de folhagem charmosa, necessita de luz, e é bem indicada à ambientes internos por purificar o ar. 

Este arbusto pode atingir até três metros de altura, o que exige uma área bem reservada à ela, tanto em altura como em largura, para assim, deixar as folhas atingirem seu aspecto mais bonito.

 



Neste verão, não irão faltar opções de árvores para você decorar seus ambientes. É possível encontrar estas e outras plantas na Feira de Flores da CEAGESP, que ocorre no Pavilhão do Mercado Livre do Produtor (MLP), próximo ao portão 3, às terças e sextas, das 0h às 8h30.

Seguem aqui duas dicas de boxes onde as fotos foram tiradas, para você encontrar estas maravilhas da natureza.


Serviço


**Plantas Ornamentais
Coluna 32 – box 67
Tel.: (11) 99960-9952 (Tião) / 99880-0252 (Nena)

**VMCJ Flores
Coluna 57 – box 117 A
Tel.: (11) 4675-8864 / 99520-6111
 

**Pagamento no dinheiro, cartões de crédito (à vista) e débito


(Texto e fotos*: Felipe Paciullo)

Comentários