Pular para o conteúdo principal

Monte seu jardim começando com uma bela forração

Foto: divulgação CEAGESP/CODCO
Fazer um belo jardim leva em conta também uma boa seleção de plantas para forração. Confira algumas dicas de plantas e suas características, até opções de pedras, que deixarão sua área verde linda.

Após preparar bem o solo e determinar a metragem correta do espaço para o seu jardim, chega o momento de escolher quais plantas farão parte dele. Lembre-se que cada planta tem um lugar adequado para se desenvolver, com base nas exposições à luz e sombra, e distância entre outras plantas.

A Impatiens floresce em muitas cores*

A espécie Impatiens, popularmente conhecida como Beijo-turco, Balsamina ou Maria-sem-vergonha, é usada para canteiros. Esta planta que pode crescer até 40 cm de altura, deve ser deixada a sol pleno ou meia sombra.

‘No geral, as plantas de forração tem que ter no mínimo de 10 a 15 cm de distância umas das outras, mas esta deve ter até 25 cm”, fala Carlos Kikuchi, proprietário do box onde é possível encontrar a espécie.


Tomar cuidados como fazer a adubagem certa e regá-la, farão as cores vivas desta planta se destacarem em seu jardim.


As "pequenas"mudas de Cineraria Marítima (dir.) e Iresine herbstii*

Para o entorno do seu jardim, as plantas Iresine herbstii e Cineraria Marítima são ótimas opções.

Ambas não suportam o clima frio e podem ter poda leve, o que controla o crescimento principalmente da Iresine que chega a 1,20 m. Juntas, o visual destas plantas fica um espetáculo.

As forrações possuem além dos tipos floridos, os de folhagens. Um exemplo é o Clorofito. Esta espécie possui bastante volume, o que a faz preencher muito espaço. O clorofito também é para as bordas do jardim, e é muito resistente a épocas de seca por ter raízes grossas que conservam muitos nutrientes.



Tamanhos da Seixo Marrom*

Deixar o jardim harmonioso também requer algumas pedras e cascas, que dão um toque rústico ao espaço.

A Seixo Marrom, pode ser encontrada em até cinco tamanhos na Pedras Especiais, na Feira de Flores. Esta pedra nas cores branca ou marrom, é conhecida também como Seixo Rolado, pois tem superfície lisa e é ovalada. 


Seixo Marrom em detalhe*

As de tamanho grande são uma boa alternativa a áreas que não retém água, por sua capacidade de segurar a terra molhada.

Já se você optar por sutileza, a granilha bege, encontrada em forma britada, é bem pequena, mas não deixa de ser muito bonita.

A casca de pinus, de tons escuros, também utilizada em  vasos de plantas, é um bom complemento para sua decoração ficar ainda mais vistosa.


Você pode ver de perto esta grande variedade em decoração para jardim, na Feira de Flores da CEAGESP que acontece no Pavilhão do Mercado Livre do Produtor (MLP). Que tal conhecer o espaço que reúne 1200 produtores?

Serviço

Feira de Flores no Pavilhão do Mercado Livre do Produtor (MLP)
Terças e sextas das 0h às 8h30. Entrada pelos portões 4 e 7 da Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina

Kikuchi – forração para jardim
Box 252 – coluna 34
Tel.: (11) 4781-3352 / 99607-8083 

Pedras Especiais
Box 31D – área descoberta do MLP
Tel.: (11) 3836-9456 / 97384-1982


(Texto e fotos*: Felipe Paciullo)

Comentários