Pular para o conteúdo principal

Nossa homenagem ao Profissional da Limpeza

 Hoje, 20/09, é o Dia do Profissional da Limpeza. A profissão tem origem datada de 1885 no Rio de Janeiro, e desde então, faz parte de nossas vidas. Prestamos nossas homenagens aos profissionais que recolhem o lixo das casas, indústrias e edifícios comerciais, varrem ruas e avenidas, capinam praças e parques e desinfetam vias pública, fazendo com que a cidade mantenha -se limpa e livre de sujeiras que podem atrair doenças e animas. 
 Aqui na CEAGESP, são coletados por dia em média 150 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis. Os orgânicos são divididos entre a usina de compostagem e aterro sanitário, e os lixos recicláveis tem como destino empresas terceirizadas que manipulam esse material de forma coerente, sem causar danos ao meio ambiente.
Para dar conta de tudo isso, a companhia conta com uma a equipe de 334 colaboradores, dividida em três segmentos e diversos turnos. A equipe de Zeladoria é responsável pela limpeza dos mais de dez banheiros espalhados pelo Entreposto de São Paulo, são 118 pessoas, divididas em três turnos que se revezam nas 24 horas do dia. A equipe de Varrição é composta por 128 pessoas que varrem, lavam e jogam fora todo lixo acumulado nos mais de 271 mil m² de área construída do Entreposto. Essa equipe, por exemplo, tem uma hora para varrer toda extensão do Mercado Livre do Produtor (MLP)  entre o término da Feira de Flores e o início do comércio atacadista de verduras e legumes, que acontecem no mesmo local duas vezes por semana. 
A terceira equipe, composta por 88 pessoas, é responsável por coletar todo o lixo das caçambas e realizar o segundo passo da reciclagem, onde eles separam tudo aquilo que foi jogado de forma errada, papéis na caçamba de lixo orgânico, ou vidro na caçamba de plástico, por exemplo.

Aos profissionais da limpeza da CEAGESP, o nosso muito obrigado!


Comentários