Pular para o conteúdo principal

Chegou ao fim! Saiba os sabores da culinária do Grupo H

O último grupo,  grupo H, é formado pela Polônia, Senegal, Colômbia e Japão. Cada um de um lado do mundo, Europa, África, América do Sul e Ásia, o que, além de dar emoção dentro de campo, contribui para uma diversidade na culinária.

Polônia
Imagem: Internet
A cabeça de chave do grupo começou perdendo o primeiro jogo da Copa, mas ainda tem chances de se classificar e deposita sua confiança no craque do time, o atacando do Bayern de Munique, Lewandowski, 29.
 
Dois nomes importantes para a cultura mundial são poloneses. O astrônomo e matemático Nicolau Copérnico (1473-1543), foi quem descobriu que, ao contrário que imaginavam, não era a terra que estava no centro do universo, mas sim o sol. E o músico Frédéric Chopin (1810-1849), pianista lembrado por trazer inovações no ramo musical.
 
A culinária polonesa é rica em temperos e carnes. Um dos vegetais bastante utilizado para compor os pratos é o repolho. Segundo levantamento do Setor de Economia e Desenvolvimento (SEDES), da CEAGESP, no ano de 2017 entraram mais de 46 mil toneladas de repolho no Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP).
 
Senegal
 
A seleção senegalesa roubou o coração dos brasileiros. Não só pela surpresa no placar contra a Polônia, 2 a 1 para Senegal, mas pela animação da torcida e estilo do técnico Aliou Cissé, 42.
 
O país africano foi colonizado pelos europeus e traços dos franceses aparecem na sua culinária. Entre os pratos realizados, peixes e mariscos estão presentes, já que é praticada a pesca em Senegal. Outro ingrediente marcante é a cabelo, principalmente para a composição de molhos.
 
Da família das leguminosas, comum aqui no Brasil e bastante usado na culinária senegalesa, não sabe do que se trata? São os amendoins! Além desse alimento, outro ponto em comum é a presença de arroz durante as refeições.
 
Colômbia
Imagem: Internet
A seleção do meia James Rodríguez, 26, começou a competição com um jogador expulso nos primeiros minutos do jogo contra o Japão. Mesmo tendo equilibrado a partida e se reorganizado dentro de campo, não conseguiu a vitória e acabou perdendo por 2 a 1.
 
Vizinha do Brasil, produtos chegaram diretamente da Colômbia até o entreposto no ano de 2017, são eles: physalis, pitaia, granadilla, rosa, tamarillo, figo, feijão e tâmara.
 
Confira abaixo umas das receitas mais tradicionais da região, o Puchero!

Ingredientes
•300 g de coxão duro cortados em cubos
•300 g de costelinha de porco
•300 g de sobrecoxa de frango desossada
•200 g de bacon cortado em cubos
•1 gomo de linguiça paio
•1 gomo de linguiça calabresa
•500 g de grão-de-bico (ficou de molho por 12 horas)
•3 cenouras cortadas em rodelas
•1 pimentão vermelho picadinho
•3 tomates sem pele e sem sementes, cortados em cubinhos
•2 cebolas picadinhas
•6 dentes de alho picadinhos
•3 folhas de louro
•2 tabletes de caldo de carne
•1 pimenta dedo-de-moça bem picadinha
•Salsinha picada
•Sal e pimenta-do-reino a gosto
•Azeite
 
Modo de preparo
1.Atenção: Esta receita requer preparo antecipado de 12 horas já que o grão-de-bico que deve ficar de molho.
2.Coloque o azeite numa panela de pressão e deixe esquentar.  
3.Acrescente o bacon e frite-o até dourar para soltar toda a gordura.
4.Coloque as costelinhas de porco e frite-as um pouco para selar. Logo após, coloque o coxão duro.
5.Acrescente as cebolas, o alho e as folhas de louro e deixe cozinhar por 5 minutos.
6.Acrescente o frango e frite-o por mais 5 minutos.
7.Complete com o grão-de-bico, o pimentão, o tomate, a pimenta dedo-de-moça, os 2 tabletes de caldo de carne e com 1 litro de água, aproximadamente.
8.Deixe cozinhar de 20 a 25 minutos com a tampa fechada.
9.Depois de cozido, coloque a linguiça paio, a linguiça calabresa e as cenouras e deixe cozinhar por mais 10 minutos para finalizar. 
10.Prove o sal para ver se precisa de mais um pouco e finalize com salsinha picadinha para dar um toque especial.
11.Dica: Sirva acompanhado com arroz branco e batatas rústicas.
 
Fonte da receita e imagem: https://anamariabraga.globo.com/receitas/puchero-ricardo-0001
 
Japão
Imagem: Internet
 
Podemos considerar que uma das grandes surpresas dessa Copa foi a vitória do Japão na primeira rodada. A seleção que ainda não possui nenhum mundial, com a conquista dos três pontos, abre uma oportunidade de se classificar para a próxima fase. Claro que o caminho até a taça é longo e existem as seleções favoritas pelo caminho, mas com certeza a nação japonesa está bem feliz com o resultado até aqui.
 
Assim como já feito na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, os japoneses deram uma aula do que se espera fora das quatro linhas de campo, recolhendo o lixo espalhado pelo estádio deixado por torcedores que mais atrapalham do que contribuem para toda a festa.
 
Conhecida mundialmente e com prestigio internacional a culinária japonesa é extremamente presente na cultura dos brasileiros. No último dia 18 de junho foi comemorado o dia internacional do Sushi, data criada desde 2009 por uma página do Facebook chamada "Sushi".
 
Um dos ingredientes presentes na alimentação dos japoneses é o cogumelo. Aqui na CEAGESP você pode encontrar bastante variedade de espécies desse alimento, para saber mais confira o link abaixo:
 
Versáteis e saborosos, conheça as variedades e os benefícios dos cogumelos

Gostou do especial sobre a Copa? Então não perca e leia as matérias dos grupos anteriores:

Comentários