Pular para o conteúdo principal

Conheça a culinária e cultura dos participantes do grupo D



A Copa do Mundo é o maior evento de futebol do planeta. Criado em 1930, a competição é disputada de 4 em 4 anos e reúne as melhores seleções do mundo. Neste mês de junho, com todos os holofotes voltados para o futebol, o blog da CEAGESP está fazendo um especial para mostrar a culinária dos 32 países que disputam o torneio. Hoje vamos falar da seleções que compõem o grupo D, que são; Argentina, Nigéria, Croácia e Islândia. 

Argentina 



A cultura argentina foi sendo modificada no decorrer do anos. No início de sua história era influenciada pelos costumes dos povos pré-colombianos. Mas com a forte imigração de Europeus que ocorreu no país durante a metade do século XX, passou a receber identidades étnicas de estrangeiros, especialmente de espanhóis e italianos.

A influência europeia na cultura argentina pode ser notada na cozinha e em suas comidas típicas. Um das comidas mais consumidas no país é a Parillada, que é um prato onde se servem diversos tipos de carne assados no carvão. Milanesas, La Picada, Locro e Alfajor, são algumas das outras receitas comuns no país.

Parrillada Argentina




Croácia


Com sua capital em Zagreb, a Croácia é um dos países que formavam a antiga Iugoslávia. Está localizado no leste do continente europeu e faz fronteira com a Sérvia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Hungria e Montenegro. O país é banhado pelo Mar Adriático e tem uma larga costa e faz fronteira pelo mar com a Itália.

A cultura croata é rica particularidades, a Croácia foi ao longo de sua história cruzamento de quatro grandes áreas culturais, o que dá riqueza ao seu patrimônio arquitetônico e artístico. O país recebeu influências venezianas da costa da Dalmácia, por um lado, e as influências austro-húngaros nas planícies do norte da Eslavônia e na bacia o Danúbio outro. 

A gastronomia da Croácia é rica em frutos do mar, entre os seus pratos típicos estão: Ostras Ston, que é uma receita feita com ostras e mexilhões. Dalmatinska Pašticada, que é um cozido de carne, com alho, cravo, cenouras e bacon, e coberto por um feito com um molho especial, tradicional croata. E o Kroštule que é uma sobremesa croata, feita com uma massa frita e coberta com açúcar.


 
Krostule     

Nigéria





A Nigéria é país mais populoso do continente africano com cerca de 150 milhões de habitantes, e possui uma grande riqueza em recursos naturais. A cultura da Nigeriana é formada por vários grupos étnicos, o país tem mais de 250 diferentes línguas e culturas, além das mais diversas tribos existentes no país.

A gastronomia nigeriana tem a fama de ser uma das mais apimentadas da África. Grandes consumidores de carne de peixe ou de cabra, os nigerianos não dispensam um tempero picante em seus pratos. Uma das receitas típicas do país é a sopa de pimentão, um caldo picante feito com peixe e pimenta.  Outro prato apreciado pelos nigerianos é Dodo, uma espécie de aperitivo, feito com banana frita e pimentões

Dodo      


 
Islândia

 




Islândia é um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homônima e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia, o país tem cerca de 300 mil habitantes.

A Islândia possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas. A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as sagas islandesas medievais. A culinária islandesa é baseada em frutos do mar, carne de baleia e peixes em geral são muito consumidos pelos islandeses. Ovelhas e carneiros também fazem parte da culinária da Islândia.

Cabeça de ovelha consumida na Islândia               

Se você gostou do especial do grupo D, clique nos grupos e veja as matérias anteriores.  



 

Comentários