Pular para o conteúdo principal

Conheça os sabores fortes e marcantes dos países da Grupo F da Copa 2018




Já estamos entrando na segunda rodada da Copa do Mundo 2018, em que o mundo todo está de olho nos jogos que estão acontecendo na Rússia, e os países que fazem parte do Grupo F – Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul – já entraram nos gramados com fogo no pé e muitas surpresas, como a derrota dos alemães para os mexicanos por 1 a zero. 

Aliás, essa mistura de países de culturas tão diferentes daria um verdadeiro samba, se fôssemos falar em termos culinários. De um lado, os sabores europeus, como os cozidos alemães e as batatas suecas, e do outro, o picante da comida mexicana e sul-coreana, todas únicas e contrastantes!

Embora no Brasil as cozinhas desses países do Grupo F não sejam tão conhecidas, aqui e ali podemos encontrar suas influências espalhadas pelo Brasil. Por exemplo, a culinária alemã está presente principalmente nos estados em que a imigração germânica foi mais forte, como no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná, onde é muito fácil de se encontrar iguarias como os pães artesanais, as cucas de maçã e os assados como os de joelho de porco ou as batatas assadas.

Esta última, por sinal, também é iguaria compartilhada pelas cozinheiras suecas, que além desse tubérculo, utilizam muito pescados em sua culinária. Mas a batata é, de longe, o ingrediente que entra praticamente em quase todas as refeições, seja como acompanhamento ou como prato principal. Um outro prato famoso da Suécia é o de almôndegas assadas com molho de tomate, queijo e – não poderia faltar – batatas, que podem ser assadas, cozidas, fritas ou amassadas – preparadas digamos, ao gosto do freguês!

A comida mexicana já é mais conhecida atualmente, graças ao grande número de restaurantes em estilo Tex-Mex (texanas e mexicanas) – influência dos Estados Unidos, que por sua vez foram influenciados pelos vizinhos latinos – que popularizaram o tacos, a enchilada, os burritos e os nachos – pratos cuja base utiliza muito milho, cebola, alho, tomate e abacate. Por sinal, em 2017 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) cerca de 22 toneladas de alho do México, que também exportou amora e framboesa para cá.

Já a Coreia do Sul é famosa pelos pratos picantes, que levam muita pimenta malagueta, seja em pó, em pasta, em conserva ou mesmo ao natural. Apesar de os imigrantes coreanos e seus descendentes estarem mais concentrados em São Paulo, a cultura K-pop fez com que fãs dos grupos de música pop e das lacrimosas novelas coreanas disseminassem mais a culinária coreana, como a conserva picante de acelga (kim’uchi) ou o churrasco feito em chapas de ferro que lembram calotas vazadas de carro.

Olhando assim, dá para aproveitar a Copa do Mundo não só para torcer pelo seu time, mas também para saber mais sobre a cultura, hábitos e costumes dos países participantes. Basta estar aberto para novidades e assim ter o seu horizonte pessoal ampliado! Para entrar no clima, segue a receita de um petisco que une homenageia os países que fazem parte do Grupo F – Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul -, para você preparar em casa e curtir os jogos numa boa!

Nachos picantes



Ingredientes

  • 1 pacote de batatas congeladas pré-fritas
  • 1 xícara de chá de guacamole (pique um abacate, misture com cebola e tomate picados, tempere com sal e pimenta a gosto)
  • 1 xícara de chá de creme de leite azedo (pode ser substituído por creme de leite batido)
  • 1 xícara de chá de queijo cheddar em cubos
  • 1 xícara de chá de queijo muçarela em cubos
  • 1 tomate picado em cubos
  • 1 cebola pequena picada em cubos
  • ½ xícara de chá de azeitonas picadas
  • 1 xícara de chá de conserva coreana de acelga (kim’uchi) picada – encontrada em lojas de produtos orientais


Modo de fazer

  • Frite as batatas e deixe escorrendo o óleo excedente. Seque com papel toalha e coloque em um prato grande que possa ser levado ao forno.
  • Espalhe por cima os cubos de queijo cheddar e muçarela e leve para assar no forno, até derreter o queijo.
  • Retire do forno e coloque colheradas de guacamole e o creme de leite por cima das batatas, espalhe o tomate picado, cebola picada e azeitona picada, e por cima de tudo coloque o kim’uchi. Está pronto para ser servido! Bom apetite!

Comentários