Pular para o conteúdo principal

Curiosidades e sabores dos países do grupo E da Copa do Mundo

Mesmo para quem não é fã de futebol, acompanhar a Copa do Mundo é uma oportunidade de conhecer sobre os países participantes, sua cultura, comidas típicas e outras curiosidades. Fazem parte do grupo E a Costa Rica, a Suiça, a Sérvia e o Brasil, que competirão entre si na primeira fase do campeonato. Vamos conhecer um pouco sobre as comidas típicas de cada país?




Costa Rica


Com uma natureza rica e exuberante, a Costa Rica está localizada na América Central é um dos destinos internacionais mais visitados por quem gosta de praias paradisíacas. Sua economia está fortemente baseada na agricultura, principalmente no cultivo de café, considerado como um dos melhores do mundo, e de bananas, segundo produto mais exportado do país. Há também muitas plantações de abacaxi, cana-de-açúcar, laranja e arroz.



Chifrijo / Foto: internet
A culinária costa-riquenha possui no cardápio o tradicional arroz e feijão, além de milho, verduras, banana e carnes de frango, porco, boi e peixe. Dois pratos muito populares são preparados com alimentos muito comuns na comida brasileira: o Elote, milho servido na manteiga, e o Chifrijo. Este, tem o nome inspirado nos principais ingredientes de sua receita: chicharrones (torresmo) e frijoles (feijão). O prato é preparado com feijão e caldo, arroz, carne de porco, tomate, coentro, alho, cebola, suco de limão e tortilhas.





Elote - muito parecido com o famoso milho com manteiga brasileiro / Foto: internet
Suiça
Famosa por seus bancos, relógios, canivetes multifuncionais, queijos e chocolates, a Suiça é considerada um dos destinos ideais para os amantes do charmoso frio dos Alpes que só este país possui, regado a muito chocolate quente, fondue e lareira. E quem não gosta de frio, não há problema, pois no verão o país consegue ter as quatro estações simultaneamente.
Os sabores suíços vão além do queijo e do chocolate que conquistaram de vez o paladar brasileiro. Ao lado da beterraba e do trigo, a batata é um dos principais produtos agrícolas do país e ingrediente principal de vários pratos, como a famosa Batata Rosti (ou Batata Suiça), que também já desembarcou por aqui.



Fondue - tradição suiça / Foto: internet
Originária do Cantão de Berna, a Batata Rosti pode ser servida como acompanhamento ou prato principal, em formato de panqueca aberta. Na versão básica, leva apenas batata crua ou pré-cozida ralada e frita em manteiga, sal e pimenta, mas já há variantes tão saborosas quanto, com bacon, calabresa, queijos e ervas. O termo Rösti refere-se a produtos que, uma vez preparados, ficam dourados e crocantes.





Batata Rosti Ingredientes:
300g de batatas médias
100g de bacon
100g de queijo parmesão


Preparo:
Cozinhe as batatas inteiras, na água com sal, por cerca de 5 minutos. O ponto correto é quando conseguimos enfiar um garfo sem apresentar muita resistência e nem estar se desfazendo. Elas precisam estar cozidas, porém firmes. Atingindo o ponto, lave imediatamente na água fria ou em um recipiente com água e gelo. O importante é parar o cozimento das batatas, pois mesmo quando saem do forno continuam cozinhando já que estão quentes. Acrescente o ingrediente desejado para completar o sabor e bom apetite!


Batata Rosti  e suas saborosas variações / Foto: internet

Sérvia


Oficialmente República da Sérvia, é um país europeu localizado no sudeste do continente, cuja capital é Belgrado. Antes pouco explorado, gradativamente tem despertado a atenção dos turistas do mundo todo e sido muito bem recomendado por quem passa alguns dias por lá.

O turismo baseia-se predominantemente nas montanhas e aldeias, cercadas por rios e ricas belezas naturais. Também há estâncias e spas e festas como o tradicional Festival de Trompetes de Guča, evento que reúne mais de um milhão de pessoas numa região que possui cerca de 1200 habitantes.

Os principais produtos agrícolas produzidos são milho, girassol, açúcar, uvas e trigo, a alma dos pães, alimento presente em boa parte das refeições sérvias. As carnes na brasa são muito conhecidas e geralmente são servidas acompanhadas por uma salada feita com pimentão vermelho, cebola e tomate temperado com azeite e vinagre.

Outro toque especial nos pratos sérvios fica por conta do Ajvar, um molho delicioso e saudável que é um sucesso acompanhado por legumes grelhados. Essa receita dá pra fazer em casa! Confira:
Ajvar - diretamente da Sérvia e fácil de fazer / Foto: internet


Ajvar e legumes grelhados


Ingredientes:
1 berinjela grande
3 pimentões vermelhos
1 dente de alho
1 chili fresco
azeite extra virgem
Sumo de limão
Sal marinho
Pimenta
Salsa picada



Preparação:
Aqueçam o forno a 225ºC. Forrem o tabuleiro do forno com papel de alumínio. Cortem a berinjela e os pimentos em quartos. Coloquem-nos juntamente com o dente de alho com casca, no tabuleiro e levem ao forno até que estejam macios. (O dente de alho assa mais depressa, por isso e para evitar que se queime, eu escondo-o debaixo de um pedaço de pimento.) Pelem a berinjela, o alho e os pimentões. No processador de alimentos misturem os legumes com o chili, e parte da salsa picada. Aos poucos vão acrescentando sal, pimenta, azeite e sumo de limão. Quando o creme tiver a consistência e sabor que desejam, deitem-no em frascos, cubram a superfície com azeite e guardem no frigorífico. Grelhe os legumes e tempere com azeite, limão e um pouco de orégãos. Pode acompanhar com tofu simples ou temperado.

Brasil

Enfim, o quarto e o último país do grupo é o único penta campeão mundial: o Brasil. Exuberante por natureza e com uma variedade riquíssima em sua culinária, é nele que há mais de 50 anos encontra-se o maior entreposto da América Latina, o Entreposto Terminal São Paulo (SP), localizado na capital paulista.


Somente em 2017 deram entrada no ETSP mais de três milhões e 300 mil toneladas de produtos, oriundos de diversas partes do país e do mundo. Não há registros da entrada de alimentos vindos da Suíça, Costa Rica ou Sérvia, mas os alimentos que destacamos na culinária de cada um deles, é comercializada por aqui, tanto no atacado como no varejo.


Confira o total de comercialização em toneladas de cada um desses produtos em 2017, classificados por volume:

Tomate
271.140,33
Batata
263.891,55
Limão
114.439,62
Cebola
100.942,70
Uva
57.498,64
Milho
51.919,61
Pimentão
45.886,97
Berinjela
31.413,44
Alho
18.115,72
Pimenta
6.329,59
Salsa
3.691,66
Coentro
3.007,20

Aproveite esses dias para ampliar os conhecimentos e experimentar novos sabores. Você pode descobrir muitas coisas interessantes.


Comentários