Pular para o conteúdo principal

Viva, São João! Viva!

Vinte e quatro de junho é a data escolhida para comemorar o dia do santo considerado festeiro, São João. Neste dia são realizadas festas juninas com comidas, músicas, danças e decorações típicas para homenagear o santo. São símbolos que remetem ao seu nascimento: fogueira, mastro, fogos, capelinha, palha e manjericão. Diversas superstições e simpatias estão atreladas a ele, como por exemplo a busca por um marido.
Já dizia a cantiga popular:
Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não!
Acordai, acordai, acordai, João!
Muitos acreditam que o mês escolhido para as festas é junho por conta do dia de São João.  Como uma boa festa não pode faltar comida, as festas juninas são marcadas pelos vários e fartos pratos na mesa.
Entre as opções temos o famoso bolo de milho, que mesmo sendo simples conquista os corações. Rapaduras, amendoim, cocada, curau, canjica, bolo de mandioca, paçoca e pé de moleque, estão entre as gostosuras dessa época.
Nas cidades do interior do Brasil, essas tradições que são passadas de geração em geração continuam muito fortes. Além da comida, a dança também é muito importante, destaque para a quadrilha, ciranda e, entre os ritmos, o forró.

Sugestões de leitura:

Comentários