Pular para o conteúdo principal

Comemore hoje o Dia Internacional do Milho

Qual a primeira comida que aparece na sua  mente quando você escuta a palavra  "milho"? O cheiro da pamonha, o barulho da pipoca estourando na panela, curau, bolo, broa, sopa, torta, canjica,  sorvete, creme, mingau, suco e ainda existe uma infinidade de outros pratos que esse grão está presente.

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Milho, como não se render a esse alimento que pode ser servido doce, salgado, cozido, frito, quente e gelado. Seus primeiros registros datam de mais de sete mil anos atrás, no litoral do México. 

Milho vendido no Mercado Livre do Produtor (MLP) - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Rapidamente o consumo foi se espalhando, em um primeiro momento para a América Central  e depois começou a ser visto na América do Sul, mais precisamente no Brasil. Os índios já cultivavam o milho e ele já tinha grande participação na alimentação, a chegada dos portugueses impulsionou a presença desse cereal nas refeições.  

A importância do milho é tão grande no Brasil que, além do Dia Internacional comemorado hoje, 24 de  abril, existe o Dia Nacional do Milho, dia 24 de maio, celebrado a partir do momento em que, a presidente da época, Dilma Rousseff assinou a lei nº 13.101, de 27 de janeiro de 2015, que visa"estimular e orientar a cultura do milho", em território nacional.

Milho não poderia faltar na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). No ano de 2017 chegaram até o Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP) quase 52 mil toneladas de milho verde, o que rendeu um volume financeiro de mais de 42 milhões de  reais. A origem desse milho que chega até a CEAGESP são, principalmente, os municípios de: 
Para achar milho aqui no ETSP é fácil, existe a Praça da Mandioca, também conhecida como Praça do Milho, onde é possível encontrar diversos vendedores do grão. Conheça as praças do entreposto e saiba como andar por aqui e o que encontrar.

A CEAGESP possui a maior rede pública de silos e armazéns gerais do Estado de São Paulo. As 18 unidades ativas estão estrategicamente posicionadas perto dos polos produtivos e juntas possuem a capacidade de estocar mais de 850 mil toneladas de produtos, entre eles o milho. A equipe de profissionais é capacitada para conduzir todas as etapas do processo de armazenagem, amostragem e classificação de grãos.

Imagem: Arquivo/CEAGESP
Depois de ler tanto sobre o milho, é normal ficar com água na boca! Confira uma deliciosa receita de Bolo de Milho Verde e venha até a CEAGESP para comprar milho fresquinho!

Para saber mais, acesse: Milho Verde é o destaque da semana


Comentários